As escolhas da Redação da RTP

por RTP |

Créditos: Denis Balibouse - Reuters Figura nacional  António Guterres

2016 ficará nos arquivos como o ano em que um dos principais cargos políticos e diplomáticos do mundo moderno foi atribuído a um português. Pela sua eleição como secretário-geral da ONU, António Guterres é a escolha da redação da RTP para Figura Nacional.


Créditos: Reuters Figura internacional  Donald Trump

No plano internacional, o magnata de Nova Iorque é a incontornável personalidade do ano, ou não tivesse sido a escolha dos norte-americanos para liderar os destinos do país mais poderoso e influente do mundo.


Créditos: Denis Balibouse - Reuters Acontecimento nacional  Portugal campeão europeu

10 de julho de 2016. Portugal sagra-se campeão europeu de futebol. Contra tudo e contra todas as críticas gaulesas - e não só - a seleção "fraquinha", acusada de jogar um futebol sem brilho ou mesmo "nojento", conquista o título contra a França. Em terras de Astérix, o selecionador português, Fernando Santos, puxou da "poção mágica", trabalho e espírito de equipa e distribuiu-a pelos 23 heróis. O golo decisivo chegou dos pés do patinho feio Éder, que depois deste dia garantiu um lugar na imortalidade do futebol nacional.


Créditos: Reuters Acontecimento internacional  Brexit

Confrontado com o eterno dilema da sua relação com o espaço europeu, o povo britânico foi chamado a decidir. Surpreendentemente, o Reino votou a favor da saída da União Europeia, convocando a incerteza e a mudança ao tabuleiro da política internacional. O voto britânico promete mudar aquele país, a Europa e o mundo e manter-se por longos meses na agenda diária. Pelo que foi, o que é e o que ainda será, a vitória do Brexit é a escolha da redação da RTP para Acontecimento Internacional de 2016.