Autoeuropa. Governo reúne-se com gestores e trabalhadores

por Antena 1
A tensão nas relações entre administração e trabalhadores sobe de tom na Autoeuropa rtp.pt

O ministro do Trabalho Vieira da Silva vai reunir-se com a administração e com a comissão de trabalhadores da fábrica de Palmela. É uma reunião à porta fechada num dia em que a produção está parada na Autoeuropa.

Em cima da mesa está o facto de trabalhadores e administração não se entenderem sobre os novos horários de trabalho na fábrica para produção do novo modelo automóvel T-Roc.Ainda antes da reunião, o vice-presidente da Comissão de Trabalhadores mostrou-se pouco confiante quanto ao sucesso das conversações.

Esta manhã, o Jornal de Negócios avançou esta manhã que a produção na fábrica está parada e só regressa na segunda-feira. Motivo: uma quebra no “stock” de peças para a produção dos modelos T-Roc. A falta de peças e paragem da produção foi já confirmada à Antena 1 pela Comissão de Trabalhadores.

Mas é o diferendo entre trabalhadores e administração que está a motivar reações de todos os quadrantes políticos.

Uma última vem do líder comunista, Jerónimo de Sousa, que aponta o dedo à administração da empresa por ter posto em causa o direito ao descanso dos trabalhadores.


Ainda há dois dias, o CDS apelou ao Governo para que escolhesse o interesse nacional aos interesses dos partidos mais à esquerda nesta questão da Autoeuropa.

O deputado Pedro Mota Soares acusou PCP e Bloco de Esquerda de instrumentalizar os sindicatos.

A administração da Autoeuropa anunciou, na última terça-feira, a intenção de avançar unilateralmente em janeiro com um novo horário de produção de 17 turnos semanais, face à rejeição dos dois pré-acordos negociados previamente com a Comissão de Trabalhadores.
pub