Baleia foi encontrada morta perto de Sesimbra e deverá ser afundada em alto-mar - Marinha

por Lusa

Uma baleia morta que foi avistada hoje de manhã perto de Sesimbra está a ser rebocada para alto-mar e deverá ser eliminada com uma carga explosiva, disse à agência Lusa o porta-voz da Marinha Fernando Pereira da Fonseca.

"Já fizemos um aviso à navegação marítima e temos a Polícia Marítima a acompanhar a baleia morta, que estava a ser arrastada pelas correntes para alto-mar", disse o porta-voz da Marinha.

"A baleia deverá ser rebocada para alto-mar e afundada pela Marinha com recurso a uma carga explosiva, de forma a eliminar o perigo que constitui para a navegação marítima", acrescentou o porta-voz da Marinha, que disse não ter ainda elementos sobre o momento e o local onde a operação será realizada.

A baleia morta foi avistada por volta das 07:15, a cerca de um quilómetro da linha de costa, entre a Lagoa de Albufeira (Sesimbra) e a Fonte da Telha (Almada), pela embarcação marítimo-turística Adamastor, de Sesimbra, que seguia com um grupo de pessoas para a pesca desportiva.

"Nós avistámos a baleia e até nos pareceu inicialmente que se tratava de uma embarcação virada ao contrário. Quando nos aproximámos verificámos que se tratava de uma baleia muito grande, que me pareceu ter entre 20 e 30 metros de comprimento, e que já estava em adiantado estado de composição", disse à agência Lusa Luís Martins, proprietário da embarcação turística, na empresa marítimo-turística Batnavó, sediada em Sesimbra.

Tópicos
pub