Bava. "Chegou o momento de tudo esclarecer"

| País

“Chegou agora o momento de, com serenidade, aqui no tribunal, tudo esclarecer”
|

Zeinal Bava é ouvido esta quarta-feira na fase de instrução da Operação Marquês. “O que tenho a dizer vou dizer ao tribunal”, argumentou o antigo presidente da Portugal Telecom à entrada para o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

“Àqueles que durante anos me achincalharam por causa do infeliz acontecimento no Parlamento, chegou agora o momento de, com serenidade, aqui no tribunal, tudo esclarecer”, disse Zeinal Bava à chegada ao Tribunal de Instrução Criminal em Lisboa. "É isso que pretendo fazer", garante.

“O que tenho a dizer vou dizer ao tribunal”, reforçou o antigo presidente da PT, perante a insistência dos jornalistas. Garantiu apenas que, apesar de ter direito a não falar, veio diretamente de Londres para prestar todos os esclarecimentos a Ivo Rosa, o juiz que conduz a fase de instrução da Operação Marquês.


De acordo com a tese do Ministério Público, Zeinal Bava recebeu 25 milhões de euros entre finais de 2007 e 2011, oriundos de um alegado “saco azul” do GES, Grupo Espírito Santo, de uma sociedade offshore do grupo. Em troca, tomaria decisões que favorecessem o grupo liderado por Ricardo Salgado.

Bava contesta esta leitura da acusação. Garante que o dinheiro apenas lhe foi entregue para o caso da PT ser privatizada e ser necessário comprar ações. Argumentos que já tinha apresentado ao procurador Rosário Teixeira, na fase de inquérito.

Zeinal Bava está acusado de cinco crimes no âmbito da Operação Marquês, entre eles corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e burla qualificada.

Tópicos:

Instrução, Operação Marquês, Portugal Telecom, Zeinal Bava,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.