Beja com risco `extremo` de exposição à radiação ultravioleta

por Lusa

O distrito de Beja apresenta hoje risco `extremo` de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis `elevados`, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, Beja está com risco `extremo` enquanto as regiões de Beja, Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real, Viseu, Aveiro, Porto, Funchal e Porto Santo (Madeira), Angra do Heroísmo (Terceira) e Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores estão com níveis `muito elevados`.

A região de Bragança está em risco `elevado` e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) está com níveis `moderados` de exposição à radiação UV.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda à população das regiões com nível `extremo` que evite o mais possível a exposição ao sol".

Para as regiões com risco `muito elevado`, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, `t-shirt`, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é `Baixo`, 3 a 5 (`moderado`), 6 a 7 (`elevado`), 8 a 10 (`muito elevado`) e superior a 11 (`extremo`).

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado nas regiões do interior a partir da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros na região Norte e no litoral Centro, mais frequentes até meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, pequena descida da temperatura máxima e possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Alentejo e no litoral oeste do Algarve até meio da manhã, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco até final da manhã no litoral oeste.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde e pequena descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 17 e 24, em Vila Real entre 14 e 25, em Viseu entre 12 e 23, em Bragança entre 14 e 26, na Guarda entre 11 e 24, em Coimbra entre 16 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 28, em Santarém entre 16 e 28, em Leiria entre 17 e 24, em Portalegre entre 13 e 27, em Évora e Beja entre 14 e 30, e em Faro entre 17 e 29.

Tópicos
pub