Bloco pede explicações sobre auxílio de português à imigração

| País
Bloco pede explicações sobre auxílio de português à imigração

O Bloco de Esquerda (BE) quer saber se o Governo está a acompanhar a situação de um português que está a ser acusado de auxílio à imigração ilegal em Itália.

Há cerca de três anos, Miguel Duarte entrou num barco com outros voluntários para resgatar migrantes e refugiados no mar Mediterrâneo.

Em 2018 foi constituído arguido e enfrenta uma pena que pode chegar aos 20 anos de prisão.

Num documento enviado ao presidente da Assembleia da República, a que a Antena 1 teve acesso, o BE pede ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para explicar o que está a ser feito pelo Governo para garantir que os direitos deste português estão a ser respeitados.

Um pedido de explicações, detalhado na Antena 1, pelo deputado José Manuel Pureza.

O BE entende que apesar do esforço que fez para salvar quem foge de cenários extremos como a guerra, Miguel Duarte está a ser perseguido pela justiça italiana.

O deputado bloquista acredita que o governo italiano quer usar o jovem português como exemplo.

José Manuel Pureza e a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, vão encontrar-se esta terça-feira de manhã com Miguel Duarte na Assembleia da República.

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.