Borba. Dado mais um mês para concluir inquérito a acidente

por RTP

O ministro do Ambiente disse hoje que a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) solicitou mais um mês para concluir o inquérito à derrocada da estrada municipal 255 em Borba, que vitimou cinco pessoas. O pedido foi aceite pelo Ministério do Ambiente.

Matos Fernandes diz que este adiamento "não perturba em nada aquelas que são as tarefas mais importantes, ou seja, o espoletar dos inquéritos necessários, o envio de informação ao Ministério Público e, como já tinha sido até decidido, possibilitar desbloquear as indemnizações às famílias das vítimas".

De acordo com o ministro do Ambiente, ao IGAMAOT ainda falta concluir o inquérito ao plano de pormenor daquela área "que nos levanta muitas dúvidas".

Matos Fernandes diz ainda que está determinado um inquérito ao que se passou aquando da extinção da direção regional de economia, "porque parece claro que o anterior Governo, ao fazê-lo", deixou ali um vazio de capacidade de agir que é particularmente importante.

O acidente aconteceu na tarde de 19 de novembro. Um deslizamento numa pedreira levou ao colapso da estrada municipal 255, provocando a morte de cinco pessoas. Dois eram operários na pedreira. Os outros três seguiam em dois automóveis apanhados na derrocada.

O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.
pub