Câmara da Covilhã coloca funcionárias das escolas a ajudar instituições de solidariedade

por Lusa

A Câmara da Covilhã, distrito de Castelo Branco, disponibilizou recursos humanos da autarquia, que normalmente estão afetos às escolas, para ajudar em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, foi hoje anunciado.

"Na sequência da decisão governamental de substituição de aulas presenciais por ensino à distância, parte dos recursos humanos contratados pela autarquia para o exercício de funções em contexto escolar vão realizar este trabalho social", refere o município em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A autarquia, que é presidida por Vítor Pereira, acrescenta que esta medida entrou hoje em vigor e que visa "conciliar os princípios de uma gestão rigorosa de recursos públicos com a gestão da crise" pandémica.

Enaltecendo o "espírito de missão" das mais de 20 colaboradoras que vão participar, o município sublinha que estas "acederam prontamente" a serem integradas de forma temporária numa IPSS.

A iniciativa permitiu criar cerca de 10 equipas para ajudar a mitigar a sobrecarga das entidades de apoio social decorrente da pandemia.

"A disponibilidade destas colaboradoras mantém-se até serem retomadas as atividades letivas e não letivas nos estabelecimentos escolares locais".

A informação ressalva que as referidas colaboradoras foram previamente testadas à covid-19 para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo.

Além disso, o enquadramento destes recursos humanos nas instituições "deverá ter em conta o perfil das colaboradoras, atribuindo-lhes funções que passem pelo apoio em atividades de manutenção diária ou realização de atividades de animação dos idosos, adaptando a experiência e as competências adquiridas em contexto escolar".

Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara da Covilhã começa por agradecer a "pronta disponibilidade" das colaboradoras, vincando a importância deste apoio.

"Estou certo de que vão dar um contributo positivo e válido para a instituição onde prestarão apoio social, vivendo uma experiência pessoal, além de profissional, enriquecedora e compensadora", afirma.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.316.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 106 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.354 pessoas dos 767.919 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Tópicos
pub