Câmara de Santo Tirso anuncia redução do preço da água a partir de maio

por Lusa

Santo Tirso, Porto, 04 abr (Lusa) - A câmara de Santo Tirso anunciou hoje que a tarifa da água vai baixar entre 15 e 5%, dependendo dos escalões, com reflexos na fatura de maio.

Em comunicado a autarquia de Santo Tirso, distrito do Porto, aponta que a redução acontece graças a um acordo alcançado com a empresa concessionária, a Indaqua, e ao investimento da Câmara no valor de 280 mil euros.

A redução de 15% diz respeito ao primeiro e segundo escalões, enquanto o terceiro beneficia de uma redução de 11% e o quarto de 5% de abaixamento.

"Foi uma negociação intensa que, essencialmente, teve como preocupação reduzir a tarifa variável da água. [A autarquia] vai assegurar a comparticipação das reduções estipuladas para os agregados familiares de Santo Tirso", refere o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Na nota camarária, é indicado que a par desta medida, a Câmara está a negociar a existência de uma tarifa social, bem como a criação de uma tarifa para as famílias numerosas, sendo que estas medidas necessitam de aprovação da entidade reguladora o setor, podendo entrar em vigor a partir de 01 de janeiro de 2018.

"Recorde-se que em Santo Tirso, ao contrário de outros municípios, a instalação do ramal até 20 metros é gratuito, assim como a instalação do contador", termina a nota.

Tópicos
pub