Câmara de Valongo aumenta para 250 mil euros apoio aos bombeiros do concelho

| País

A Câmara de Valongo aprovou o aumento do apoio anual aos bombeiros de Valongo e Ermesinde em cerca de 30 mil euros, passando a ter uma dotação de 250.000 euros, anunciou hoje a autarquia do distrito do Porto.

Em comunicado, a câmara liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro explicou que "adenda aos protocolos, assinada na terça-feira, foi aprovada por unanimidade pelo executivo".

Deste apoio faz parte o suportar das "despesas com os prémios das apólices de seguro das viaturas das corporações, no valor de 850 euros mensais, e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual de Combate a Incêndios em Espaços Naturais, para todos os/as novos/as bombeiros/as que ingressem na carreira de bombeiro voluntário".

Contemplado também como apoio está a "aquisição do equipamento de Proteção Individual de Combate a Incêndios em Espaços Naturais para os novos elementos que ingressem na carreira de bombeiros voluntários, e que está estimado em 540 euros".

Segundo a autarquia, trata-se do "segundo aumento nos apoios em dois anos", depois de "em 2017, depois de 20 anos sem atualizações, a câmara ter atualizado em 33% o valor mensal, aumentando em 1.500 euros o subsídio, que passou a ser de 6.000 euros mensais para cada uma das corporações".

Destacando que os bombeiros de Ermesinde e Valongo "são fundamentais para garantir a segurança e o socorro às populações", o presidente da câmara, citado pela nota de imprensa, justificou um apoio que "sendo despesa corrente para o município é também receita corrente para os bombeiros".

Tópicos:

Câa, Ermesinde, Valongo,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um "cemitério de dinossauros" descoberto na Argentina, com 220 milhões de anos apresenta fósseis de uma dúzia de animais.

    Um dia que ficará para a história. O dia em que um dos monumentos mais emblemáticos do Mundo foi apanhado pelo fogo.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.