Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Catarina Martins critica proposta "muito ambígua" do Governo para Lei de Bases da Saúde

por Lusa

Lisboa, 21 jan (Lusa) - A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a proposta de Lei do Governo da nova Lei de Bases da Saúde por ser "muito ambígua", "absolutamente insuficiente" e não traduzir a "clareza das declarações da ministra da saúde".

Catarina Martins reuniu-se hoje, em Lisboa, com médicos, enfermeiros e profissionais do setor da saúde, um encontro que aconteceu a dois dias da discussão, no parlamento, das propostas de partidos e Governo para uma nova Lei de Bases da Saúde, projeto de lei que no caso do BE já está na comissão de especialidade e por isso não será debatido.

"Sentimos uma enorme ambiguidade e a ambiguidade nestas coisas é perigosa. Registamos que a Lei de Bases que o Governo entregou não tem a clareza das declarações da ministra da Saúde que diz que quer proteger o Serviço Nacional de Saúde (SNS) do negócio privado", acusa Catarina Martins.

Para a coordenadora do BE, a proposta de Lei do Governo "é absolutamente insuficiente e não faz aquilo que o Governo diz que quer que a lei faça", esperando que o processo de especialidade seja clarificador.

Um dos aspetos que, neste debate, divide bloquistas e o Governo prende-se com as taxas moderadoras.

"As taxas moderadoras não moderam o acesso à saúde, são um nome que não corresponde a nenhuma realidade", criticou, contrariando aquela que tem sido a posição da ministra da Saúde, Marta Temido.

Catarina Martins deu o exemplo de "uma pessoa que tem uma consulta de especialidade ou um exame de diagnóstico, receitado pelo seu médico de família e paga taxa moderadora".

"As taxas moderadoras são absurdas porque impedem o acesso, não moderam nada e para que não gastemos dinheiro a curar a saúde nós queremos é que as pessoas livremente procurem o SNS e estejam a promover a saúde", insistiu.

Segundo a líder bloquista, a Lei de Bases que o Governo entregou é uma muito ambígua porque dizendo que as PPP (Parcerias Público-Privadas) não são o caminho que escolhe, continua a torná-las possíveis".

A ambiguidade está ainda, continua Catarina Martins, em apesar de se dizer que "o SNS é que deve prestar cuidados de saúde, assume o negócio privado da saúde como complementar".

"Dizendo que até não gosta muito que o dinheiro público vá para o sistema privado, a lei de bases não tem nenhum mecanismo concreto que trave esta sangria, que faz com que quatro em cada 10 euros do Orçamento do Estado para a saúde sejam entregues ao negócio privado", contrapôs, ainda.

O BE, assegurou Catarina Martins, vai "para o debate da Lei de Bases com muita abertura, com muita vontade de fazer melhor, de salvar o SNS".

"Para isso será necessário que o Governo faça uma escolha e ou escolhe um discurso ambíguo, que portanto permite continuar a alimentar o setor privado da saúde, ou pelo contrário escolhe a clareza de dizer que cabe ao SNS prestar cuidados de saúde em todo o país, a toda a população e que o SNS só pode ser gerido de forma público porque é público, é pago por todos e é para todos", desafiou.

Tópicos
pub