Centenas de bombeiros combatem incêndio na Sertã

por RTP
Rafael Marchante - Reuters

Mais de 800 bombeiros combatem esta manhã o incêndio da Sertã, no distrito de Castelo Branco. Participam nas operações mais de 230 meios terrestres e nove meios aéreos, entre os quais se incluem dois Canadair espanhóis. Os fogos de Castelo Branco e Gavião foram já dados como dominados.

O fogo da Sertã permanece ativo em três frentes, avançou Patrícia Gaspar no briefing desta manhã.

O incêndio está a ser combatido por 731 operacionais, apoiados por 234 meios terrestres e nove meios aéreos. Entre os meios aéreos encontram-se dois Canadairs espanhóis, tendo sido acionado esta manhã o Protocolo Bilateral com Espanha.

A Proteção Civil espera para esta segunda-feira condições desfavoráveis ao combate aos incêndios florestais. Esta manhã, a ANPC indicou ainda que não há estradas cortadas e que durante a noite foram deslocadas dez pessoas por precaução.

Os fogos de Gavião, no distrito de Portalegre, e de Vale da Coelheira, concelho de Castelo Branco, foram já dados como dominados. Centenas de bombeiros permanecem nos dois locais.

No briefing que se realizou esta manhã, a Autoridade Nacional de Proteção Civil sublinhou que esta foi uma “noite com bastante trabalho” para os bombeiros um pouco por todo o país.

No domingo, houve um total de 108 ocorrências de incêndios florestais, tendo sido mobilizados 4.982 operacionais, 1.370 meios terrestres e 74 intervenções com meios aéreos. Todas as ocorrências ficaram dominadas com exceção do fogo da Sertã.
pub