CGTP comemora meio século e prepara mudanças

por Mário Galego - Antena 1

Foto: Pedro A. Pina - RTP

Este é um fim de semana de mudanças na CGTP. A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional reúne em Congresso no Seixal a partir desta sexta-feira. O Congresso acontece no ano em a CGTP comemora 50 anos de vida. A organização foi fundada em outubro de 1970, ainda no tempo do Estado Novo.

Há poucos dias soube-se que Isabel Camarinha, do Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços, é candidata a substituir Arménio Carlos, como secretária-geral da central sindical. A decisão será tomada esta noite pelo Congresso.

Muitos dos 29 elementos da Comissão Executiva do Conselho Nacional já não podem renovar mandato e estão de saída. Alguns, contam na Antena 1, a história de 50 anos de lutas e valorização dos trabalhadores portugueses.
Com a ajuda de fundadores, como Daniel Cabrita, de funcionários, actuais dirigentes como Arménio Carlos, Deolinda Machado, Carlos Trindade, Ana Avoila ou Graciete Cruz e antigos protagonistas da CGTP, como Carvalho da Silva ou Américo Nunes, assim como do Arquivo da rádio pública, o repórter Mário Galego traça meio século de vida da Intersindical.

Há relatos das lutas sindicais antes e depois do 25 de Abril, o 1.º de Maio de 1974, o Congresso de 1977, tido como o encontro de todos os sindicatos e os mais recentes desafios laborais ou manifestações em que a CGTP reuniu milhares de trabalhadores.

Também se relatam as pressões dos trabalhadores para que o governo PSD/CDS fosse afastado do poder, a troika e as previstas privatizações de serviços públicos, a redução das horas semanais de trabalho ou os desafios de futuro dos trabalhadores portugueses.
pub