Chamas aproximam-se de habitações em Proença-a-Nova

por RTP
Sérgio Azenha - Lusa

O incêndio começou no domingo, na Sertã, mas já afeta os concelhos vizinhos de Mação, onde já foi evacuado um lar de idosos, e de Proença-a-Nova, onde uma das frentes se aproxima cada vez mais das habitações.

O incêndio que começou no passado domingo na Sertã, na freguesia de Mosteiro de São Tiago, continua a ser o que motiva mais preocupações e maior mobilização de meios. O fogo chegou a estar controlado, mas o vento e o calor levaram as chamas até aos concelhos de Proença-a-Nova e Mação, os focos de maior atenção neste momento.   
 
Às 18h00 encontravam-se no combate ao incêndio na Sertã 878 bombeiros, apoiados por 271 viaturas e 11 meios aéreos. No total, há 13 incêndios ativos no território nacional, que mobilizam nesta altura 1600 operacionais, 491 viaturas e 21 meios aéreos.
 
Proença-a-Nova tem nesta altura a situação mais delicada, com o incêndio a chegar muito perto das habitações do concelho. Ao início da tarde, o presidente da Câmara João Lobo já tinha alertado para o risco iminente de algumas casas, incluindo no perímetro urbano.  
 
Segundo o autarca, o fogo continua com “mais que uma frente” e as localidades de Galisteu, Vale de Água, Relva da Louça e Abrunhais poderão ser afetadas. 
 
Também a zona de Mação continua a ser consumida pelas chamas. Em declarações à Antena 1, Patrícia Gaspar, porta-voz da Proteção Civil, esclarece que a força do vento tem complicado os trabalhos. 

Segundo a responsável, muitas habitações encontravam-se na linha de propagação do incêndio ao início da tarde, pelo que os meios que combatiam as chamas também se dispersavam na ajuda à proteção das casas.  
 

Patrícia Gaspar confirmou também que já foram efetuadas algumas evacuações preventivas, designadamente um lar de idosos na localidade de Roda, em Mação, de onde foram retiradas 13 pessoas.  
pub