Chegada antecipada a Portugal de 31.200 doses da vacina da Johnson & Johnson

por RTP

Chegaram a Portugal 31.200 doses da vacina da Johnson & Johnson, armazenadas em Montemor-o-Velho, em Coimbra, desde as 17h30 desta quarta-feira.

A chegada estava prevista para a próxima madrugada pelas 6h30, depois foi noticiado que estariam retidas na Bélgica, mas afinal a chegada das vacinas foi antecipada e aconteceu esta tarde.

A RTP testemunhou a descarga.

As vacinas foram transportadas em duas carrinhas, sob escolta da GNR e acompanhadas por duas viaturas ligeiras de matrícula belga, testemunhou o repórter da RTP, Paulo Rolão.

Vão ficar armazenadas em Arazede, em locais refrigerados comuns entre dois a oito graus e foram por isso descarregadas num local diferente das vacinas de outros laboratórios.

No mês de abril Portugal deverá receber ainda mais 55 mil doses, para além daquelas que chegaram hoje e durante o ano de 2021, são esperadas no total 4,5 milhões.

O que distingue esta vacina das outras é o facto ser de toma única, ou seja, basta inocular uma dose.

Outra característica das vacinas da Johnson&Johnson é poderen ser armazenadas durante três meses à temperatura habitual de um frigorífico doméstico.

Portugal iria iniciar a administração desta vacina de dose única na próxima segunda-feira mas os planos podem ser alterados depois dos episódios de coágulos sanguíneos reportados nos Estados Unidos e que levaram à suspensão da vacina pelo regulador norte-americano.
pub