Chuva provoca inundações nos distritos de Beja e Faro

por RTP
Miguel Vidal - Reuters

A chuva forte que caiu terça-feira à noite nos distritos de Beja e de Faro provocou várias inundações. Em Ferreira do Alentejo, distrito de Beja, a Escola José Gomes Ferreira está esta quarta-feira de portas fechadas devido aos danos provocados pela chuva forte. Em Albufeira, distrito de Faro, várias ruas ficaram alagadas.

No distrito de Beja, a Proteção Civil registou 21 inundações em vários concelhos. A situação mais grave foi em Ferreira do Alentejo.

O presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Luís Pita Ameixa, afirmou à Antena 1, que a chuva forte “provocou algumas inundações em ruas, casas e estabelecimentos”.


No entanto, o autarca considera que “o caso mais grave é da escola secundária onde ocorreram inundações em algumas salas e também do quadro elétrico, o que leva a que hoje não haja aulas”.

Os concelhos de Beja e de Ferreira do Alentejo foram os mais afetados com várias inundações em habitações, vias públicas e estradas.
“Tudo muito repentino”
O comandante dos bombeiros de Ferreira do Alentejo diz que "foi tudo muito repentino" e afirma "que havia muitas casas com os algerozes entupidos, uma vez que não se previa que chovesse com esta quantidade de água".

"Houve algumas situações de inundações em habitações. Tivemos no total 12 ocorrências, entre as quais estradas submersas, mas que rapidamente foram resolvidas", acrescentou.

Segundo o comandante, “o problema mais grave foi na escola”.

A Escola E/B, 2/3, José Gomes Ferreira tem 465 alunos porque está também a receber os 140 alunos do primeiro ciclo, cuja escola está em obras.

Na zona de Beja foram registadas inundações em Ferreira do Alentejo, Serpa, Moura, Barrancos e Odemira. A chuva torrencial registou-se entre as 19h00 e as 23h00 e provocou inundações em estradas, ruas e habitações.
45 ocorrências em Faro
No distrito de Faro, a Proteção Civil registou 45 ocorrências, desde inundações, quedas de árvores e deslizamentos.

“Nenhuma destas ocorrências se revelou de importância significativa. Tratou-se de chuva intensa em alguns locais”, afirmou Paulo Santos, da Proteção Civil de Faro, à Antena 1.

A falta de limpeza do escoamento em alguns locais obrigou à intervenção dos bombeiros. No concelho de Albufeira, os bombeiros ocorreram a duas dezenas de pedidos de socorro.

A chuva intensa provocou igualmente cheias em Armação de Pera, Portimão, Lagos, Loulé, Faro e Olhão.
Tópicos
pub