Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Ciência Viva lança concurso de ideias para proteger a água

por RTP

Inspirados pela mostra temporária Água - Uma Exposição Sem Filtro, a Ciência Viva, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Águas do Tejo Atlântico, promove a partir desta quinta-feira um concurso de ideias para pessoas e projetos: HidroDinâmic@s.

Este concurso de Ideias HidroDinâmic@s visa contribuir para a resolução de problemas associados à utilização, consumo, preservação e escassez de água numa de três vertentes: ambiental, social e alimentar.

Esta iniciativa destina-se apenas a maiores de idade com projetos relacionados com a utilização, consumo, preservação e escassez de água, realizados a título individual desde que sem fins lucrativos ou através de estruturas sem fins lucrativos (Associação, Fundação, ONG).

ÁGUA - uma exposição sem filtro dá voz ao direito básico a água potável com a ajuda da ciência, da tecnologia e com o compromisso de todos. Produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, esta exposição surge no contexto da Década Internacional para a Ação - Água para o Desenvolvimento Sustentável e enquadra-se no Objetivo 6 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030.
Em cada uma das três categorias serão distinguidos dois projetos através de um Primeiro Prémio (2500 euros) e de um Prémio Especial (mil euros), num total de 10.500 euros.

Todos os projetos vencedores terão oportunidade de participar numa masterclass com entidades de cada área temática (ambiental, social, alimentar) de forma a conhecerem e melhorarem procedimentos que lhes permitam escalar e otimizar os projetos.

Os projetos vencedores serão premiados e apresentados publicamente na Conferência CAuSA comum, organizada pela Ciência Viva em março 2022.
pub