Cinco concelhos do distrito de Faro em risco "máximo" de incêndio

por Lusa

Os concelhos de Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco `máximo` de incêndio`, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco "muito elevado" e "elevado" de incêndio vários concelhos dos distritos Faro, Beja, Évora, Lisboa, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

Os restantes distritos do país apresentam risco `moderado` e `reduzido` de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre `Reduzido` e `Máximo`.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, com abertas na região Sul até ao início da manhã e a partir do meio da tarde e períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões Norte e Centro, mais frequentes no litoral, podendo estender-se ao Alto Alentejo.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas, em especial a partir da tarde e pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 24 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Vila Real entre 12 e 21, em Viseu entre 21 e 13, em Bragança entre 13 e 23, na Guarda entre 10 e 19, em Coimbra entre 16 e 23, em Santarém entre 16 e 27, em Castelo Branco entre 14 e 25, em Portalegre entre 12 e 24, em Leiria entre 17 e 23, em Évora e Beja entre 14 e 27 e em Faro entre 16 e 30.
Tópicos
pub