Cinco famílias, com crianças, foram despejadas em Loures alerta Habita

por Lusa

Cinco famílias, com crianças, residentes na localidade do Catujal, no concelho de Loures, foram hoje "surpreendidos" com uma ordem de despejo imediata do tribunal e sem direito a defesa, denunciou a Associação Habita.

"Ainda estamos a tentar perceber o que se passou. Os moradores foram surpreendidos com a visita de um agente de execução, de um advogado e da polícia e foram postos na rua. Estamos em estado de choque", disse à agência Lusa Maria João, da Habita.

A ativista explicou que a decisão do tribunal, que decorre de uma providência cautelar, deixa as cinco famílias, num total de onze pessoas, entre as quais algumas crianças, "na rua" e sem oportunidade de defesa imediata.

"Em plena pandemia, é incompreensível que os moradores sejam despejados, com os seus pertences, no mesmo dia e não tenha hipótese de deduzir uma defesa antes de a ação se efetivar", frisou Maria João.

Segundo a providência cautelar, a que Lusa teve acesso, o Tribunal Judicial de Loures dá um prazo de dez dias para que as famílias possam recorrer da decisão, mas sem que tal facto suspenda a ação de despejo.

Em declarações à Lusa, o advogado das famílias, Miguel Veloso, manifestou-se indignado com esta ação de despejo, apelidando-a de "vergonhosa e incompreensível".

"Isto é uma vergonha. Não existe qualquer justificação para que estas famílias não tenham sido ouvidas e para que se leve a cabo uma ação de despejo em período de pandemia. Nunca vi um caso semelhante", apontou o defensor.

Miguel Veloso adiantou que, entretanto, a Segurança Social arranjou uma alternativa habitacional para esta noite no Estoril (concelho de Cascais), mas que não assegura transporte às famílias.

"Enviam estas pessoas para o Estoril, numa morada indicada pela Segurança Social, mas nem sequer acautelam o transporte. Amanhã (terça-feira) apresentam-se na Segurança Social de Loures para discutir a situação. Estou envergonhado com isto", atestou.

A Lusa contactou a Segurança Social para obter um esclarecimento, mas ainda aguarda uma resposta.

Tópicos
pub