Cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo com ordem de expulsão

por Antena 1

EPA

A Rússia deu ordem de expulsão a cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo. Estes elementos têm agora 14 dias para abandonar a Rússia.

A Rússia justifica a expulsão destes funcionários com o facto de Lisboa ter decidido igualmente expulsar dez funcionários da embaixada russa no mês passado. Uma retaliação que acaba por não ser simétrica, isto porque, se assim fosse, a embaixada de Portugal em Moscovo teria de fechar, refere o especialista em assuntos do leste José Milhazes.

Desde que começou a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro, os países europeus já expulsaram mais de 300 elementos de embaixadas russas, com moscovo a tomar medidas retaliatórias idênticas.

A nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros publicada esta quinta-feira diz que “a decisão das autoridades russas não tem qualquer justificação que não seja a simples retaliação” porque, diz o Ministério, “ao contrário dos funcionários russos expulsos de Portugal, estes portugueses que receberam ordem de expulsão em Moscovo levavam a cabo atividades estritamente diplomáticas, em conformidade com a convenção de Viena sobre relações diplomáticas”.
pub