Circulação na Linha da Beira Alta continua suspensa sem previsão de abertura

por Lusa

Redação, 16 out (Lusa) - A circulação rodoviária na Linha da Beira Alta continua suspensa devido aos incêndios que lavram no Norte e Centro desde domingo, adiantou à agência Lusa a Infraestruturas de Portugal (IP), que não tem previsão de quando poderá reabrir.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Infraestruturas de Portugal apontou que a circulação está suspensa no troço entre Mortágua (distrito de Viseu) e Gouveia (distrito da Guarda).

"A circulação mantém-se suspensa naquele troço, e ainda sem previsão de retoma", referiu a fonte.

A IP acrescenta que "apenas será reaberta quando estiverem garantidas as condições de segurança dos utilizadores".

A Linha da Beira Alta esteve com problemas na circulação durante todo o dia, devido aos incêndios, que afetaram vários troços e provocaram perturbações na circulação.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Tópicos
pub