Concelhos afetados pelos incêndios serão alvo de projeto piloto de reordenamento

por RTP

O primeiro-ministro esteve reunido com os sete autarcas dos concelhos mais afetados pelos incêndios de há uma semana. António Costa revelou que estas zonas serão alvo de um projeto piloto de reordenamento da floresta e do território, tendo como objetivo a revitalização do interior.

O primeiro-ministro garantiu que até ao final da semana deverá estar concluído o processo de levantamento dos prejuízos decorrentes dos incêndios para avançar para a reconstrução de estruturas.

António Costa não quis responder diretamente a críticas que lhe foram dirigidas, nomeadamente por Morais Sarmento, dizendo que a ministra da Administração Interna já ordenou uma avaliação global ao que se passou nos incêndios.

No entanto, o primeiro-ministro garantiu que não "empurra" coisa nenhuma. "Dou a cara e assumo responsabilidades", reforçou, lembrando o tempo em que foi ministro da Administração Interna. Realça que agora se centra no que lhe compete fazer, nomeadamente, responder às populações e tomar medidas para o futuro.

António Costa diz esperar as respostas de quem está a avaliar o que sucedeu nos incêndios. "Não tem mais curiosidade do que eu", reforçou, em resposta a um jornalista.
pub