Connect to Success "em conversações" para chegar a Cabo Verde

| País

Kim Sawyer e o embaixador Robert Sherman deixaram Portugal oficialmente em janeiro de 2017, mas a ex-embaixatriz manteve o programa
|

Ex-embaixatriz dos EUA está em conversações para levar o programa de empreendedorismo para Cabo Verde. Kim Sawyer deixa o cargo de diretora executiva em Portugal.

A ex-embaixatriz dos EUA em Portugal, Kim Sawyer, está em "conversações" com representantes governamentais de Cabo Verde para instalar o Connect to Success (C2S) no país. A notícia é avançada pela própria à RTP.

O programa de empreendedorismo para mulheres nasceu em Portugal, fruto de uma parceria da embaixada dos EUA com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Em três anos e meio, já apoiou perto de 1000 mulheres empreendedoras em Portugal continental e nos Açores.

Kim Sawyer abandonou oficialmente Portugal em janeiro de 2017, quando o marido Robert Sherman foi substituído no lugar de embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal por George Glass. A mudança aconteceu devido à tomada de posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Quando é eleito um novo presidente, é habitual que os embaixadores do país pelo mundo sejam também substituídos. 

O casal deixou o país, mas o programa que envolve mentoria com empresas e com estudantes de ensino universitário continuou. Kim Sawyer manteve-se como Diretora Executiva do C2S, cargo que decide agora abandonar, revela à RTP. "O Connect to Success está sólido e já não precisa das minhas orientações a tempo inteiro. Uma ponte deve sempre ser forte o suficiente para viver além do seu construtor", justifica.

Kim Sawyer está em reuniões com "responsáveis governamentais" para instalar o projeto em Cabo Verde mas, quando questionada sobre datas ou condições dessa implementação, prefere não adiantar para já mais detalhes. Em Portugal, o programa conta com parcerias com várias universidades e grandes empresas. Uma das componentes do projeto consiste num programa de consultoria, em que estudantes de MBA de Gestão e Business ajudam mulheres a desenvolver os seus negócios. 

"O meu maior orgulho está nas mulheres que participaram no programa. Testemunhar a evolução é incrível. O Connect to Success foi o meu maior sucesso", diz. Já na altura da partida do casal, em entrevista à RTP, Kim Sawyer exultava o programa como o momento alto da sua estadia em Portugal.  

O C2S continuará a ser implementado em Portugal pela FLAD e Joana Costa será a nova diretora executiva. Kim Sawyer garante que esta não é uma despedida definitiva do país: "Não estou a deixar Portugal, nem conseguia. Este país tornou-se parte daquilo que eu sou. Quero fazer outros projetos cá", garante.

O casal Robert Sherman e Kim Sawyer ganhou mais popularidade por causa de vários vídeos gravados de apoio a Portugal. Num deles, Robert Sherman declara o seu apoio ao país no Euro 2016. Sherman foi depois condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã Cruz da Ordem do Infante D.Henrique. 


Tópicos:

Connect to Success, Embaixada dos EUA, Empreendedorismo, Igualdade de Género, Robert Sherman,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Em Cuba, os Castro passam o testemunho do poder, que mantiveram durante quase 60 anos.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.