Conselho de Ministros extraordinário fez avaliação da situação política

por RTP
António Costa reservou para esta terça-feira uma posição do Governo sobre o previsto "chumbo" do Orçamento de Estado Lusa

O primeiro-ministro afirmou na última noite que a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou até perto da meia-noite, se destinou a avaliar a situação política na véspera do debate orçamental no parlamento. Todos os ministros saíram em silêncio.

"Foi um Conselho de Ministro de avaliação da situação política, e amanhã (hoje, terça-feira) falaremos na Assembleia da República", declarou António Costa, numa alusão ao debate da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022, que tem início esta tarde e que será votada na quarta-feira.

Depois de pouco mais de duas horas de reunião, que teve início na segunda-feira à noite, nenhum outro membro do Governo prestou declarações à imprensa.

Este Conselho de Ministros foi convocado de forma extraordinária ao início da tarde de segunda-feira, após Bloco de Esquerda (no domingo) e o PCP terem comunicado o voto contra o Orçamento do Estado na generalidade, na quarta-feira.

"Vamos fazer uma avaliação das posições que vamos assumir nos próximos dias, designadamente nos possíveis quadros que termos do ponto de vista de análise", referiu Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa no parlamento a meio da tarde de segunda-feira.

Duarte Cordeiro argumentou que o Governo tem disponibilidade para continuar a negociar o Orçamento, mas defendeu que não podem ser criadas "ilusões", já que foram anunciados votos contra logo na generalidade por parte do Bloco de Esquerda, PCP e, depois, também pelo PEV.
PM não se demite
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro assegura que o primeiro-ministro não vai demiitir-se, mesmo que a proposta do Governo para o Orçamento do Estado seja chumbada. A garantia foi dada em entrevista à SIC.

Em relação à possiblidade de eleições antecipadas Tiago Antunes, disse que essa decisão só depende do Presidente da República", mas acrescentou que o país não precisa de uma crise política.

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro refere ainda que espera este cenário que não abra portas para a Direita no poder.
A Assembleia da República começa hoje a debater na generalidade a proposta de Orçamento do Estado, às 15h00. A votação é amanhã, em plenário.

Se o voto contra do Bloco de Esquerda e do PCP se mantiver, o Orçamento será chumbado.

A Assembleia da República estabelece uma duração de mais de dez horas para o debate.
pub