Conselho de Ministros. Governo aprovou mais apoios para empresas afetadas por incêndios

por RTP
Foto: Anótnio Antunes - RTP

O Governo aprovou esta quinta-feira mais apoios para as empresas afetadas pelos incêndios. Uma verba destina-se às empresas, com um limite de 300 mil euros, e a outra medida visa a gestão da floresta.

O executivo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, duas novas para responder aos incêndios florestais. Um dos diplomas aprovados diz respeito ao apoio às empresas "afetadas por catástrofes". O regime geral passa agora a incluir as empresas afetadas por incêndios.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou que o Governo decidiu aumentar o limite máximo do apoio às empresas afetadas de 200 mil euros para 300 mil euros.
Por outro lado, o executivo aprovou ainda uma dotação de 331 milhões de euros para Operações Integradas de Gestão da Paisagem através do Fundo Ambiental. O objetivo é reforçar a prevenção de incêndios rurais.

Na sequência dos incêndios que ocorreram no país em setembro, o Governo aprovou "uma despesa de milhões de euros, a utilizar num prazo de 20 anos, porque se trata de uma intervenção estrutural, que são financiados pelo Fundo Ambiental, e que são destinados a financiar as Operações Integradas de Gestão da Paisagem".

"Quando passamos por uma catástrofes destas temos que olhar para o futuro e tomar medidas para a prevenir", afirmou o governante, no final do Conselho de Ministros, em Lisboa.

(com Lusa)
PUB