Coronavírus. PM alerta que "não estamos num planeta diferente"

por RTP

O primeiro-ministro argumenta que a ameaça do coronavírus deve ser tratada "sem pânicos", mas também "sem ter a inconsciência de perceber que há um risco". "Nós não estamos num planeta diferente do planeta Terra. Vivemos num sítio onde existe esse risco", concluiu Costa, dizendo que teremos casos de coronavírus em Portugal "mais tarde ou mais cedo".

António Costa reitera por isso que cabe a cada um tomar as medidas de prevenção adequadas, em especial aqueles que estiveram em locais com vários casos, como em Itália, que devem estar "particularmente atentos e com mais cuidado ainda do que todos nós".

O chefe do executivo, falando aos jornalistas em Bragança, realça que até agora, a nível da União Europeia, não foi decidido o encerramento de qualquer fronteira por "não se justificar", garantindo que estão a ser seguidas as recomendações internacionais.

No entanto, reitera as recomendações do ministro da Educação, que desaconselhou as tradicionais viagem de finalistas na Páscoa, para diminuir o risco de propagação do coronavírus.

O primeiro-ministro disse ainda que as medidas estão a ser tomadas à medida do necessário e com proporcionalidade e pede a quem tem suspeitas de ter contraído o Covid-19 para ligar para a linha telefónica SNS24 e não se dirigir a uma urgência ou a um centro de saúde.
pub