Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Corpo de idoso foi encontrado nos escombros de casa que ardeu na Guarda

por Lusa

As autoridades encontraram hoje o corpo de um homem de 90 anos nos escombros da habitação que ardeu por completo na terça-feira na cidade da Guarda, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil.

O corpo do homem foi encontrado "pelas 12:30 nos escombros do interior da habitação", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.

Segundo a fonte, o idoso estava a ser procurado desde o dia do incêndio, no âmbito de uma operação que envolveu elementos dos Bombeiros Voluntários da Guarda, da PSP, da GNR, da Polícia Judiciária e da proteção civil municipal.

Os meios envolvidos nas operações encontraram o corpo do idoso após terem realizado ações de limpeza do espaço e de retirada dos destroços da moradia que foi totalmente destruída pelas chamas.

"[O corpo] estava num dos compartimentos do rés-do-chão, com muitos escombros em cima", disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Paulo Sequeira.

Na habitação residia a vítima com a esposa, de 88 anos, que foi retirada do seu interior logo que foi dado o alerta e transportada para o Hospital Sousa Martins, devido à inalação de fumo.

O incêndio deflagrou pelas 10:36 de terça-feira e foi extinto pelas 13:30.

Fontes da proteção civil referiram, na ocasião, que o fogo tinha destruído por completo a habitação de três pisos e de construção antiga, situada na Rua Dr. Francisco dos Prazeres, no centro da cidade, e desalojado um casal de idosos.

O comandante dos bombeiros da Guarda declarou naquele dia que quando os voluntários chegaram ao local, o edifício "já se encontrava praticamente todo tomado pelas chamas", mas que, face à informação inicial de o proprietário poder estar no seu interior, "foi feita uma busca primária ao piso zero e à cave".

Como o homem, que inicialmente as autoridades supunham estar ausente, numa propriedade agrícola, não apareceu na terça-feira, começaram as operações de remoção dos escombros na tentativa de localizarem o seu corpo no interior da habitação, o que se confirmou hoje.

 

pub