Covid-19. 123 mil pessoas já tomaram dose adicional da vacina

por RTP
Rodrigo Lobo - RTP

De acordo com o ponto de situação da Direção-Geral da Saúde, 85,7 por cento da população portuguesa já conta com a vacinação primária completa. Nesta altura, 123 mil pessoas já receberam a terceira dose ou dose adicional de reforço contra a Covid-19.

A nota deste domingo da Direção-Geral da Saúde adianta ainda que já foram administradas 279 mil vacinas contra a gripe, sendo que a segunda fase de campanha de vacinação contra a gripe se iniciou na última segunda-feira, 18 de outubro, fase esta que abrange cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos que não estavam abrangidos pelos grupos-alvo da 1ª fase. 

Informa ainda que a campanha decorre "por ordem decrescente de idades", à semelhança do que tem acontecido, e começa pelos utentes com idade igual ou superior a 80 anos.

"Os utentes vão ser convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe", isto se não forem elegíveis para a dose de reforço contra a Covid-19, refere a DGS.

O agendamento é automático, mas adianta poderá haver casos em que doentes abaixo da faixa etária referida sejam também chamados "por já cumprirem todos os critérios de elegibilidade e para não atrasar o processo".

Mais informa que o auto-agendamento de vacinas contra a gripe e reforço vacinal contra a Covid-19 será possível a partir de 26 de outubro para quem tenha acima de 80 anos. A marcação é feita no portal Covid-19.

A DGS alerta que o ritmo de vacinação da gripe "e está dependente da entrega das vacinas no território nacional e sujeita a ajustes de acordo com a disponibilidade de vacinas".

"A partir do início de novembro prevê-se que o número de vacinas disponíveis seja suficiente para acelerar o ritmo da vacinação", lê-se ainda no comunicado.
Tópicos
pub