Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Mário Cruz - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou mais seis mortos relacionados com a Covid-19 do que na sexta-feira e mais 323 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Os dados da DGS indicam 1.561 mortes relacionadas com a covid-19 e 41.189 casos confirmados desde o início da pandemia.

Mais atualizações


22h45 - Moçambique. Portugueses prioritários sem lugar em voo de repatriamento



22H35 - Algarve regista 20 novos casos de Covid-19



22H20 - Pandemia já soma mais de 495 mil mortos e 9,8 milhões de infetados

A pandemia de covid-19 já matou 495.288 pessoas e infetou 9,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa) de hoje, 9.875.040 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, no final do passado mês de dezembro, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 4.903.500 são atualmente considerados curados.

No entanto, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma parte do total real de infeções, uma vez que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm uma capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem às 19:00 de sexta-feira, foram registadas 4.372 mortes e diagnosticados 181.048 novos casos em todo o mundo.

Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são o Brasil, com 990 mortes, o México (719) e os Estados Unidos (523).

22h00 - Portugueses esgotam reservas turísticas nacionais até setembro



21h40 - Pandemia em Lisboa afeta negativamente turismo da Madeira



21h20 - Praias reabrem a norte com novas regras e queixas dos concessionários



21h15 - Covid-19 obriga a novas regras de embalamento e armazenamento agrícolas



21h00 - Rui Rio critica Governo e DGS pela gestão recente da pandemia de Covid-19



20h40 - Três agentes da PSP agredidos ao dispersar ajuntamento em Loures



20h25 - Surto de Covid-19 em Reguengos suspende férias de profissionais de saúde



20h10 - Multas para quem não cumprir normas anti-covid-19 entram em vigor



19h50 - Mais 15 casos positivos em Angola elevam para 259 total de infetados

Angola registou 15 novos casos positivos de covid-19, o que eleva o total de infeções para 259, anunciou hoje secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Entre os novos casos, oito do sexo feminino e sete masculino, com idades entre 22 e 72 anos, 14 são de Luanda e um no Cuanza Norte.

Entre estes, cinco casos não têm vínculo epidemiológico estabelecido, aumentando para 31 o total de infeções cuja forma de transmissão está a ser investigada pelo Ministério da Saúde.

Entre os 259 infetados há a registar dez óbitos, 166 casos ativos e 83 recuperados, mais dois em relação a sexta-feira.

Foram recebidas até ao momento 23.963 amostras, entre as quais 259 positivas, 18.372 negativas e o resto em processamento, indicou o mesmo responsável.

Em África, há 9.250 mortos confirmados em quase 360 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

19h40 - Quase 10 mil casos em 24h na Florida, EUA

A Florida registou um novo número recorde de infeções com o novo coronavírus, 9.585 casos num dia e mais 24 mortes.

A maioria dos novos casos ocorre entre as faixas etárias mais jovens, com uma média de idades de 33 anos, contra a média de 65 anos de há dois meses.

O "Sunshine State" refere estatísticas das autoridades sanitárias locais, para sublinhar que o número de casos, quase 10 mil num dia, é um novo recorde desde o início oficial da pandemia.

O Estado norte-americano enfrenta uma verdadeira "explosão" de casos entre os mais novos, que, com o desconfinamento, regressaram em massa às praias e ao convívio nocturno desde o início de junho, reconheceu esta semana o governador estadual, Ron deSantis.

19h00 - Mulher de 82 anos é terceira vítima mortal do surto de Reguengos de Monsaraz

Uma mulher, de 82 anos, é a terceira vítima mortal do surto de covid-19 detetado na semana passada num lar de terceira idade de Reguengos de Monsaraz, confirmou hoje à Lusa uma fonte oficial da autarquia alentejana.

A vítima encontrava-se internada no Hospital do Espírito Santo (HES), em Évora, onde permanecem internados outros seis infetados do surto do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS).

Segundo a atualização mais recente fornecida pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, o número de infetados subiu hoje para 129, mais cinco do que na sexta-feira, sete dos quais internados no HES, mais dois do que no dia anterior.

Dos 129 casos positivos de covid-19, há a registar 96 casos entre utentes (74) e funcionários (22) do lar da FMIVPS e 33 na comunidade.

Os resultados referem-se a um universo de cerca de 1.000 testes realizados até sexta-feira, dos quais já são conhecidos os resultados de aproximadamente 320.

Entre os funcionários da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Monsaraz há a registar apenas um caso positivo em 184 resultados já conhecidos, enquanto todas as crianças das creches da FMIVPS e da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz testaram negativo.

18H30 - PSD/Açores acusa executivo regional de "danos reputacionais"

O presidente do PSD/Açores acusou hoje o Governo Regional de causar "danos reputacionais" ao destino Açores pela demora em permitir que os passageiros possam fazer o teste à covid-19 antes de viajarem para a região.

O líder social-democrata, José Manuel Bolieiro, falava à margem do conselho regional do PSD/Açores, que decorreu hoje virtualmente e que o confirmou como candidato à presidência do Governo dos Açores nas próximas eleições regionais.

José Manuel Bolieiro afirmou que "felizmente" a secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, "desmentiu" esta semana o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, porque o líder do executivo regional, quando "perguntado diretamente" disse que a região não iria não pagar "os testes na origem".

"Um lamento inicial face à contradição das comunicações que foram geradoras primeiro de atraso e segundo de alguns danos reputacionais dos Açores enquanto destino turístico", afirmou Bolieiro.

A 22 de junho, questionado sobre a possibilidade de a região assumir os custos dos testes de despiste à covid-19 feitos no continente a cidadãos que queiram ir para os Açores, Vasco Cordeiro disse que importava "ter presente" que o executivo açoriano já assumia os custos dos testes feitos no arquipélago, referindo que o objetivo de conter o surto "não é só tarefa de uma entidade".

Na sexta-feira, o Governo Regional anunciou que irá permitir que os passageiros do território continental que pretendam viajar para os Açores possam realizar os testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 em laboratórios do continente, com os custos a serem assumidos pela região.

Segundo Bolieiro, o atraso na implementação da medida "provocou prejuízos" e "evidencia" que não existe "rumo nem estratégia" no combate à covid-19 nos Açores.

"Quando dias antes o senhor presidente do governo tinha, a uma pergunta direta, respondido de forma direta que não (iriam avançar com a medida), isso é demonstrativo sobretudo de uma incoerência estratégica", afirmou.

José Manuel Bolieiro destacou que o PSD propôs a 16 de junho que os passageiros que quisessem viajar para o arquipélago deveriam ter a oportunidade de ser testados à covid-19 no aeroporto de origem, com os custos a cargo da região, tal como já tinha sido implementado pelo Governo da Madeira.

"É preciso agora que se passe à eficácia da medida com vantagem, quer do ponto vista epidemiológico, quer do ponto vista da reputação dos Açores enquanto destino turístico, com vantagem para os próprios visitantes", afirmou.

O presidente do PSD/Açores disse continuar a "aguardar" pela comunicação do executivo açoriano sobre a "gradualidade do desconfinamento", que "inicialmente" estava prevista ser "mensal".

18h00 - Itália soma oito mortes nas últimas 24 horas, o menor número desde março

A Itália registou oito mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 01 de março e que eleva o total de óbitos para 34.716 desde o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.

Por outro lado, o número total de infeções superou a barreira das 240.000, com as 175 novas infeções a totalizarem 240.136 pessoas contagiadas desde que o primeiro caso foi confirmado em 21 de fevereiro.

Ainda assim, o total de 175 novos casos é dos mais baixos em toda a emergência pandémica em Itália, sendo que, desde sexta-feira, já foram realizados mais de 60.000 testes.

O número de pessoas doentes com covid-19 também continua a diminuir, já que atualmente existem 16.836 pacientes com o vírus, mas a grande maioria, acima de 90%, está isolada em casa, com sintomas leves ou sem sintomas.

A pressão nos hospitais italianos continua a cair e o número de pessoas que precisam de internamento nos Cuidados Intensivos baixou pela primeira vez dos 100, com 97 atualmente internados, menos oito do que na sexta-feira.

A região da Lombardia, situada no norte e epicentro da pandemia no país, continua a ser a mais afetada e acumula quase metade das novas infeções (77).

A Itália, um país praticamente totalmente operacional, acompanha de perto a evolução dos surtos que têm surgido, por agora de pequena dimensão.

Em Mondragone, perto de Nápoles, o Exército mantém isolado um bloco de edifícios habitados por imigrantes búlgaros, nos quais 49 pessoas testaram positivo, tendo a noite passado sem incidentes, após tensões registadas no bairro.

17h40 - Espanha soma três mortes e 191 novos casos nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde espanhol registou três mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o número semanal para 13 e o total para 28.341, e somou 191 novos casos de infeção, os mesmos registados na véspera.

Segundo os dados do Ministério, o número de mortes diminuiu em cinco, em comparação com as reportadas na sexta-feira, enquanto o número total de contágios é de 248.469.

Das 191 novas contaminações registadas nas últimas 24 horas, 72 correspondem à Catalunha e 36 a Madrid. As restantes pertencem a Aragão (28), Andaluzia (18), Castela e Leão (09), Navarra (08), Baleares (06), Galiza e País Basco (05), Comunidade Valenciana (03) e Canárias (01).

Na última semana, a Comunidade de Castela e Leão reuniu o maior número de mortes, com cinco das 13 confirmadas, e a Comunidade de Madrid somou quatro.

Além disso, nos registos atualizados pelo Ministério com os dados fornecidos pelas comunidades, verificou-se uma morte na última semana nas Astúrias, Castilha La Mancha, Comunidade Valenciana e La Rioja.

O número total de casos positivos confirmados é de 248.469, o que coloca o país no oitavo lugar no mundo com mais infetados, atrás dos Estados Unidos, Brasil, Índia, Rússia, Reino Unido, Perú e Chile, e no sexto com o maior número de mortes.

A taxa de incidência cumulativa - que mede os casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes - é de 3,96% em toda a Espanha, doze décimas acima de sexta-feira, apresentando muitas variações entre comunidades autónomas.

O Ministério indica que são 150 as hospitalizações na última semana e 125.081 no total, dos quais 11.643 se referem a pacientes que precisaram de internamento nas Unidades de Cuidados Intensivos desde o início da pandemia, 17 dos quais na última semana.

17H00 - Reino Unido regista 100 mortes e 890 novos casos nas últimas 24 horas

O Reino Unido registou 100 mortes nas últimas 24 horas, menos 86 do que na véspera, aumentando para 43.514 o número total de óbitos desde o início da pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

O Ministério indicou que, dos 9,06 milhões de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, 310.250 apresentaram resultados positivos, dos quais 890 novos casos nas últimas 24 horas.

Embora os dados do governo reflitam apenas os casos de coronavírus confirmados pelos testes, outras estatísticas indicam que o número real de óbitos provocados pelo vírus supera os 54.000.

Em pleno relaxamento do confinamento imposto em março, o Reino Unido mantém-se como o Estado europeu com mais mortes provocadas pela covid-19 e o terceiro no mundo, superado apenas pelos Estados Unidos e o Brasil.

O governo do primeiro-ministro Boris Johnson está a tentar combinar a necessidade de conter o vírus para evitar mortes e conter o sistema sanitário com o objetivo de acelerar a reativação da economia, que se encaminha para a maior recessão da história do país em tempos de paz.

Um porta-voz oficial confirmou hoje que o executivo planeia introduzir um novo sistema de alerta, a partir de 06 de julho, que substitui a quarentena obrigatória de 14 dias que agora se aplica aos viajantes que chegam ao Reino Unido.

Com o novo mecanismo, o governo vai atribuir as cores vermelho, amarelo ou verde aos diferentes países, consoante a prevalência da covid-19 dentro das suas fronteiras.

Ao mesmo tempo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros vai suspender as restrições de viagens impostas a 17 de março, em plena pandemia, para Estados com a classificação amarela ou verde, e vai rever essas restrições para todos os destinos.

Segundo a cadeia de televisão BBC, Portugal e a Suécia ficam de fora dessa lista de exceções, devido a um pico de infeções.

Grécia, Itália, Espanha, França, Países Baixos, Finlândia, Bélgica, Turquia, Alemanha e Noruega fazem parte dos países que não necessitam de quarentena.

Em julho, o governo espera reabrir os recintos culturais, cabeleireiros e estabelecimentos de hotelaria, assim como bares e restaurantes.

16h11 - Algarve é uma região segura, diz o ministro Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna esteve esta sexta-feira em Faro, onde procurou desmontar algumas notícias que têm surgido noutros países sobre os casos de covid-19 sobre Portugal.

O ministro salientou que com o espírito construído ao longo dos "meses mais difíceis de sempre" da vida institucional portuguesa, numa alusão à pandemia de covid-19, poderá ser "construído, com confiança, um Algarve seguro para o futuro".

"O Algarve é uma região de segurança e, do ponto de vista sanitário, um dos destinos mais seguros do mundo", afirmou Eduardo Cabrita.


16h01 - Açores sem novos casos nas últimas 24 horas

O arquipélago voltou a não registar nenhum caso positivo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em comunicado, a Autoridade de Saúde dos Açores adianta que, no mesmo período, foram efetuadas 654 análises e que deram todos negativo. Mantém-se, assim, uma contabilização de três casos positivos ativos de infeção por covid-19, dois na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira, de um total de 151 casos detetados no arquipélago desde o início da pandemia.

No entanto, o boletim divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde aponta para um novo caso relativamente ao boletim de sexta-feira.

15h52 - GNR e PSP obrigados a dispersar cidadãos em festas e ajuntamentos ilegais

Na Comporta, forças de segurança da Guarda Nacional Republicana foram chamadas para acabar com uma festa numa propriedade privada. Lagos, Albufeira e Loures foram outros locais onde as autoridades tiveram de atuar.


15h45 - Metro em Lisboa quer optimizar entradas nas carruagens

A partir de segunda-feira o Metro vai ter acções de sensibilização em algumas estações. O que vai ser feito concretamente na hora de ponta foi explicado à Antena 1 por Vítor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.


15h23 - Ali Khamenei alerta para mais problemas económicos se coronavírus ficar sem controlo

O líder supremo do Irão lamentou que os esforços iniciais para conter a pandemia tenham diminuído. A República Islâmica, que registou oficialmente os seus primeiros casos da covid-19 em fevereiro, é o país mais afetado do Médio Oriente.

Em março, as autoridades cancelaram eventos públicos e fecharam escolas e empresas não essenciais, mas, a partir de abril, começaram a suspender gradualmente as restrições para tentar reanimar a economia do país, sufocada pelas sanções dos Estados Unidos.

"Considerar que deve ser feita alguma coisa para evitar os problemas económicos causados pelo coronavírus é correto", disse o 'ayatollah' durante uma videoconferência com responsáveis judiciais. "Mas se houver negligência e a doença se espalhar amplamente, os problemas económicos também vão piorar", acrescentou, segundo o seu 'site' oficial.

15h17 - Presidente angolano admite novo confinamento face ao aumento de casos

João Lourenço admitiu a possibilidade de um recuo nas medidas do plano de desconfinamento para debelar a covid-19, doença de que há já registo no país de 244 casos positivos. Falando à imprensa à margem da cerimónia de inauguração de uma nova ala de Serviço de Urgência, Internamento de Curta Duração, Consulta Externa e Hospital Dia da Pediatria de Luanda, o presidente apontou o exemplo de outros países, onde está a acontecer um recuo.

Caso haja um descuido, "também pode acontecer em Angola", alertou. "Angola não é especial. Angola pode ser diferente, dependendo sempre do nosso comportamento, das nossas atitudes".

Segundo João Lourenço, o alívio das medidas de prevenção e combate da pandemia depende do comportamento dos cidadãos: "Se o desconfinamento for paulatino e responsável, com responsabilidade dos cidadãos em continuarem a utilizar as máscaras, lavarem as mãos com frequência, manterem o distanciamento entre as pessoas, pode-se fazer o desconfinamento sem que haja o grande risco de aumentar os casos positivos, portanto, tudo depende de nós".

14h32 - Mortes ultrapassam 494 mil e infeções 9,8 milhões no mundo

A pandemia de covid-19 já matou, pelo menos, 494.337 pessoas e infetou 9,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 12h00 de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 12h00 de hoje, 9.823.840 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em finais de dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 4.882.900 agora são considerados curados.

Porém, a AFP avisa que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, pois alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

14h24 - Alarme em Liverpool com milhares de adeptos a festejar nas ruas

"Vão para casa" foi o pedido do presidente da Câmara de Liverpool. Pela segunda noite consecutiva, milhares de adeptos dos novos campeões ingleses saíram a rua para festejar o título. Há receio de uma nova vaga de covid-19.


14h18 - Rio acusa o Governo de incapacidade para reagir aos números de Lisboa

Rui Rio acusa o Governo de não ter sido célere a responder ao agravamento da pandemia da região de Lisboa.


14h10 - Estados Unidos registam recordes diários de infeções de covid-19

Pela primeira vez, a equipa de crise da Casa Branca decidiu falar ao país sobre o estado da pandemia nos Estados Unidos. A situação é grave, com recordes diários de infeções.

Neste momento, estão reportados quase 2,5 milhões de casos, mas os especialistas admitem que o número possa ser dez vezes superior.

14h06 - Rio de Janeiro vive caos com propagação do novo coronavírus

Um grupo de jovens voluntários está a desinfectar um bairro ilegal no Rio de Janeiro. A precariedade acentuou-se com a propagação do vírus no país e os moradores queixam-se da falta de apoios do Estado em bens essenciais como água e comida.


14h04 - Guterres nega que OMS tenha ajudado Pequim a esconder origem do novo coronavírus

António Guterres nega que Organização Mundial de Saúde tenha tentado ajudar a China a esconder a origem do novo coronavírus. E hoje ficam dois alertas no meio da pandemia: o presidente da Colômbia diz que a situação na Venezuela é uma autêntica bomba-relógio e técnicos das Nações Unidas avisam que o povo sírio enfrenta uma onda de fome sem precedentes.


13h47 - Portugal regista mais seis vítimas mortais

O boletim epidemiológico deste sábado mostra que Portugal conta com mais seis vítimas mortais, aumentando o total para as 1551 mortes. Hoje registam-se mais 323 casos no país, sendo que 79 por cento foram notificados a partir de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal conta agora com 41.189 casos confirmados de covid-19. Mais de 30.000 estão em vigilância ativa, sendo que 1627 pessoas estão a aguardar resultado. 

Portugal tem agora 26864 recuperados, ou seja, mais 231 pessoas recuperaram nas últimas 24 horas. 

13h43 - Centros de dia fecham porta a milhares de idosos

Milhares de idosos por todo o país impedidos de frequentar os centros de dia e de convívio. A resposta social foi interrompida no início da crise pandémica e ainda não foi retomada.


13h40 - Continua a crescer o número de infetados em Reguengos de Monsaraz

Esta manhã ficou a saber-se que há mais cinco casos no surto que começou num lar de idosos.


13h39 - Bastonário dos médicos acusa Governo de não ouvir profissionais da saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos acusa o Governo de ter deixado de ouvir os profissionais da saúde, especialmente quem está no terreno. Miguel Guimarães lamenta que tenha havido uma mudança de atitude por parte da tutela.

Num comunicado, o bastonário diz que o expressivo aumento de casos de infeção na área de Lisboa é "preocupante" e resulta da incapacidade da autoridade nacional da saúde para agir antecipadamente.

Miguel Guimarães diz ainda que a comunicação devia ser mais "clara" e mais isenta de considerações políticas.

13h34 - Está em vigor a aplicação de multas a quem não cumprir regras

Já está em vigor a aplicação de multas a quem não cumprir as regras definidas pelo Governo para as fases de calamidade, contingência e alerta. As multas variam entre os 100 e os 500 euros no caso de pessoas singulares e entre 1000 e 5000 euros para empresas.

As autoridades vão estar atentas às violações das regras de confinamento, higiene, distanciamento e ajuntamentos.

13h31 - União Europeia sem acordo sobre abertura de fronteiras

Os Estados-membros da União Europeia ainda não chegaram a acordo sobre os países a quem abrir as fronteiras externas. As negociações estão a decorrer numa altura em que, mesmo a nível interno, não há consenso sobre a livre circulação de pessoas. Uma falta de critérios comuns que já mereceu críticas do Presidente da República.


13h30 - Portugal pode estar fora dos corredores de viagem do Reino Unido

O Reino Unido vai abrir a 6 de julho corredores de viagem que permitem aos turistas britânicos evitar a quarentena no regresso ao país. A lista dos países abrangidos por esta medida só vai ser oficialmente divulgada na próxima segunda-feira, mas a BBC adianta que Portugal não faz parte desse grupo.

Os Estados europeus com quem o governo britânico vai permitir estes corredores de viagem são Espanha, França, Grécia, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Finlândia, Noruega e Turquia.

Portugal e Suécia, que têm registado um aumento do número de infeções, deverão ser classificados com a cor vermelha, segundo o esquema de cores que Londres prevê aplicar.

12h33 - Jornal espanhol El País reconhece incorreção

O jornal espanhol El País reconheceu o erro publicado na sexta-feira, depois de o Governo português ter exigido a correção urgente e pública do título "Portugal ordena o confinamento de três milhões de lisboetas".

"Não é um confinamento tal e como se entende em Espanha e como publicou ontem [sexta-feira] este jornal", afirma o correspondente do jornal espanhol em Lisboa hoje num artigo com o título "Calamidade, contingência e alerta, mas não confinamento".

O jornalista conclui o texto a dizer que o confinamento como decorreu em Espanha "nunca existiu em Portugal, nem sequer durante o pico da pandemia, salvo para as pessoas que tenham dado positivo" no teste da covid-19.

A peça explica que, a partir de 01 de julho, Portugal vai ficar dividido em três zonas segundo a sua situação pandémica e em seguida desenvolve este tema.

Este artigo está no meio de uma reportagem sobre um "Passeio tranquilo por Santa Clara, a freguesia com mais restrições de Lisboa" que tem a "chamada" na primeira-página "Portugal: Passeio por uma Lisboa limitada, mas sem confinar".

12h19 - Reino Unido abre "corredores aéreos" com países europeus a 6 de julho

O Reino Unido vai abrir a 06 de julho corredores de viagem, que permitem aos turistas britânicos evitar a quarentena no regresso ao país, com um conjunto de países europeus a divulgar na segunda-feira, noticiou este sábado a BBC.

A emissora precisa que a lista de países deve incluir Espanha, França, Grécia, Itália, Alemanha, Holanda, Bélgica, Finlândia, Noruega e Turquia, mas não Portugal ou a Suécia.

Desde 08 de junho que todas as pessoas que chegam do estrangeiro ao Reino Unido, incluindo britânicos, são obrigadas a permanecer em isolamento durante 14 dias para reduzir a probabilidade de contágio da covid-19.

Caso não respeitem a quarentena, incorrem numa multa de cerca de 1.000 euros.

Citado pela BBC, um porta-voz do governo afirmou que as novas regras vão dar aos britânicos "a oportunidade de umas férias de verão no estrangeiro", mas frisou que o alívio de medidas depende da manutenção de um risco baixo de propagação do vírus.

O Governo "não hesitará em travar" as novas regras se a situação epidemiológica evoluir desfavoravelmente.

Portugal e a Suécia, que têm registado um aumento do número de infeções, deverão ser classificados com a cor vermelha, segundo o esquema de cores que Londres prevê aplicar.

12h08 - Eduardo Cabrita defende que Portugal é atualmente um destino seguro

O Ministro da Administração Interna salienta que não há razões para atrasar a reabertura de fronteiras marcada para quarta-feira. Eduardo Cabrita destaca os indicadores de Portugal no que diz respeito à Pandemia e à segurança.


11h30 - Autarca de Liverpool condenou festejo de adeptos

Joe Anderson veio a público condenar os festejos dos adeptos do Liverpool, que pela segunda noite consecutiva foram para as ruas festejar o título ganho pela equipa de futebol.

A polícia e classe política apelou ao bom senso das pessoas e pediu para que ficassem em casa nesta altura de pandemia. Anderson afirmou estar "chateado" pelo ajuntamento de adeptos no centro da cidade, a beber e lançar foguetes.

As autoridades da zona já têm ordens para terminarem ajuntamentos de pelo menos três pessoas, até domingo. No entanto, Joe Anderson disse que a polícia devia ter atuado mais cedo, explicando que se percebia que iria haver novo ajuntamento na sexta-feira para festejos.

10h20 - Rússia regista perto de 7000 novas infeções

A Rússia registou nas últimas 24 horas mais 188 mortes por covid-19 e 6.852 novos infetados, elevando o total de casos para 627.646, mantendo-se como o terceiro país no mundo com mais casos, anunciaram hoje as autoridades locais.

"Durante o último dia foram registados 6.852 novos casos em 85 regiões do país, sendo que 2.058 destas pessoas (cerca de 30%) são assintomáticos", revelou o gabinete de crise que faz a gestão da emergência sanitária naquele país, citado pela agência EFE.

No principal foco do novo coronavírus na Rússia, na capital Moscovo, foram registados nas últimas 24 horas mais 750 casos.

Assim, o número total de casos de covid-19 em Moscovo é de 219.354.

A capital da Rússia registou ainda 20 mortes nas últimas 24 horas devido ao novo coronavírus, segundo revelaram dados oficiais.

Desde o início da pandemia, a Rússia já registou 8.959 mortos.

O número de recuperados aumentou também face ao dia anterior, com mais 9.200 pessoas curadas da infeção, elevando o total para 393.352.

10h05 - ASAE suspende fabrico de máscaras contrafeitas em empresa de Barcelos

A ASAE suspendeu o fabrico de máscaras contrafeitas após uma ação de fiscalização a uma empresa de personalização têxtil em Barcelos, que produzia máscaras ilícitas que ostentavam "falsificações de marcas protegidas desportivas e de moda", anunciou a força policial.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica explicou que foram detetadas e apreendidas 249 máscaras contrafeitas que não cumpriam também os requisitos de segurança previstos.

Na ação de fiscalização na empresa de personalização têxtil no concelho de Barcelos, distrito de Braga, a ASAE apreendeu ainda "todo o material predominantemente utilizado na falsificação dos produtos".

Foram apreendidos seis quadros utilizados para a estampagem dos artigos, 2.867 transferes referente às marcas e ainda 260 cortes de tecido já preparados para o fabrico dessas máscaras, acrescentou.

09h20 - África com 9.283 mortes e mais de 359 mil infetados

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 9.283, mais 185 nas últimas 24 horas, em mais de 359 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 359.408, mais 10.537 casos nas últimas 24 horas.

O número de recuperados é hoje de 173.057, mais 6.373 .

A África Austral regista o maior número de casos (129.699) e contabiliza 2.404 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente (124.590) e que regista 2.340 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (3.910), em 92.674 infeções.

A África Ocidental conta 1.235 mortos em 69.955 infetados, a África Oriental regista 1.032 vítimas mortais em 34.217 casos, enquanto na África Central há 702 mortos em 32.659 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.620 mortos e 62.755 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 885 vítimas mortais e 12.685 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 554 mortos e 23.298 infetados, e o Sudão, com 572 mortes, apesar de ter um número de infeções mais reduzido (9.257).

08h45 - China regista 21 novos casos nas últimas 24 horas

A China diagnosticou 21 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 17 em Pequim, anunciaram hoje as autoridades chinesas.

Todos os casos em Pequim são de contágio local. Os restantes quatro são oriundos do exterior e foram diagnosticados em Xangai, a `capital` financeira da China, e nas províncias de Guangdong e Gansu.

As autoridades asseguraram na terça-feira que o surto em Pequim está na fase final, após medidas de confinamento parcial e realização de testes em grande escala.

A Comissão de Saúde da China não relatou novas mortes em todo o país.

O número de casos ativos fixou-se em 405, entre os quais oito em estado grave.

De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia, a China registou 83.483 infetados e 4.634 mortos, devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

08h42 - Guterres nega que OMS tenha tentado ajudar a China a esconder a realidade

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, acredita que, ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) possa ter cometido alguns erros no início da pandemia, não tentou ajudar a China a "esconder a realidade".

Numa entrevista publicada na edição de hoje do jornal `El País`, António Guterres refere estar convencido de que, em algum momento, terá de se investigar a origem da pandemia de covid-19, a forma como se espalhou tão rapidamente e como a OMS, os países e outras entidades responderam.

"Mas o que posso dizer é que conheço as pessoas da OMS e elas não estão a ser controladas por nenhum país. Atuaram sempre de boa fé para obter a melhor cooperação possível dos Estados membros", refere o secretário-geral da ONU.

António Guterres admite que podem ter acontecido alguns erros, mas afirma não acreditar que a OMS tenha tentado ajudar a China a esconder a realidade.

"Acho que a Organização queria ter um bom relacionamento com a China no início da pandemia. Queria garantir que a China cooperava", realça.

08h36 - Índia bate recorde diário de infeções e ultrapassa os 500 mil casos

A Índia registou cerca de 18.500 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, um recorde de novos casos num só dia, ultrapassando os 500.000 casos confirmados de coronavírus, anunciou o Governo daquele país.

Desde o início da pandemia, o país registou ainda um total de 15.685 mortes devido à covid-19.

De acordo com epidemiologistas citados pela agência de notícias France-Presse (AFP), a pandemia ainda não atingiu o pico naquele país, esperado durante as próximas semanas.

As estimativas dos epidemiologistas apontam para que a Índia ultrapasse um milhão de infeções durante o mês de julho.

Com mais de 73.000 doentes e 2.400 mortos, a capital, Nova Deli, é a cidade mais afetada do gigante do Sul da Ásia, à frente de Bombaim.

08h15 - EUA batem recorde diário de infeções

Os Estados Unidos registaram mais 574 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas e um número recorde de infeções num só dia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

O país, que contabiliza 124.978 óbitos desde o início da pandemia, registou nas últimas 24 horas 45.330 infeções, um novo recorde diário, segundo o balanço realizado às 20h00, hora local (01h00 de quinta-feira em Lisboa), pela agência de notícias Efe.

Com os novos casos, os Estados Unidos somam agora mais de 2,4 milhões de casos confirmados.

O recorde diário de novos casos surge numa altura em que a propagação da doença aumenta em estados como a Califórnia, Florida, Texas e Arizona, que, juntos, representam quase metade das infeções do país.

08h11 - Segunda morte no lar onde começou o surto em Reguegos de Monsaraz

Morreu mais uma idosa. Tinha 92 anos e estava a ser acompanhada nas instalações do lar. Os últimos números dão conta de 96 casos de infecção entre idosos e funcionários e 28 casos na comunidade. São mais seis do que ontem.

No hospital de Évora estão internados vários destes doentes. Dois estão nos cuidados intensivos.

08h10 - Morreram mais duas pessoas em Cinfães

Morreram mais duas pessoas, em Cinfães, vitimas do novo coronavírus. Estavam na Santa Casa da Misericórdia. O concelho tem neste momento 87 casos ativos. A maioria são idosos e funcionários do lar.


08h09 - Odivelas e Sacavém habituam-se às novas regras

Em Odivelas e Sacavém a população parece compreender o ajuste das medidas anunciadas. Alguns dizem que a vida voltou depressa demais ao normal e que o novo confinamento pode ser uma boa medida para acabar com os ajuntamentos nos bairros e passeios desnecessários.


O quadro em Portugal

Os dados do último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de sexta-feira, indicam mais 451 casos - 379 casos na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Morreram mais seis pessoas para um total de 1555.

Estão internadas 457. Sessenta e sete encontram-se em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início do surto, já foram identificadas 40.866 infeções.

O número de recuperados aumentou para 26.633.

O quadro internacional


A pandemia da Covid-19 já causou quase 495 mil mortes e infetou mais de 9,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia, em fevereiro, o Continente Americano soma atualmente os números mais expressivos de casos e mortes.

A Covid-19 é a doença transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.