Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


19h15 - Presidente da agência de Turismo da Irlanda demite-se após passar férias em Itália

O presidente da agência de promoção do turismo na Irlanda demitiu-se, após saber-se que passou férias em Itália, apesar do apelo do Governo para que os irlandeses privilegiassem as viagens no país, devido à pandemia de covid-19.

Num comunicado, a ministra do Turismo irlandês, Catherine Martin, anunciou que aceitou a demissão apresentada hoje por Michael Cawley, presidente da agência Failte Ireland, realçando que estava "dececionada" e que considerava a situação "insustentável".

18h34 - Considerado "profundamente preocupante" o aumento do número de infeções na Irlanda

A Irlanda registou hove 200 novos casos de Covid-19, provenientes de múltiplos focos, segundo a agência Reuters. A autoridade de saúde pública do país considerou o facto "profundamente preocupante".

17h14 - Itália com tendência crescente para novas infeções

Continua a aumentar em Itália o número de novos casos diários, tendo atingido 626 nas últimas 24 horas - uma elevação sensível face aos 574, 523 e 481 novos casos dos últimos três dias, respetivamente, segundo a agência EFE.


17h01 - Reabrem ao público as principais atrações turísticas do Rio de Janeiro

O ministro brasileiro do Ambiente, Ricardo Salles, declarou, segundo citação da AFP, que "a reabertura do Cristo [do Corcovado] simboliza a reabertura do Brasil ao turismo". Os visitantes terão de envergar uma máscara de proteção, respeitar a distância mínima de dois metros uns dos outros e não poderão deitar-se ao sol.

16h46 - República Democrática do Congo reabre espaço aéreo

Pela primeira vez em cinco meses, a RDC permitiu hoje, sábado, um voo comercial a partir do aeroporto de Ndjili, em Kinshasa, segundo da a AFP. O voo da Ethiopian Airlines transportava 200 passageiros com destino a Adis Abeba.

15h05 - Mais de 760 mil mortes em 21 milhões de casos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 760.739 mortes em todo o mundo desde que foi comunicado o surto da doença, no final de dezembro, segundo o balanço de hoje da AFP a partir de fontes oficiais.

Foram oficialmente relatados mais de 21.242.070 de casos de infeção, em 196 países e territórios, dos quais pelo menos 12.988.000 são agora considerados curados, segundo a agência de notícias francesa.

O número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, uma vez que alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam os testes para rastreio e muitos outros, sobretudo os países, pobres têm capacidade de teste limitada, adverte a AFP.

Na sexta-feira, foram notificados em todo o mundo 6.207 novas mortes e 287.155 novos casos.

14h45 - Total de casos sobe para 87 no Lar de Nossa Senhora da Luz em Torres Vedras

O número de casos confirmados de covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz subiu para 87, segundo a mais recente atualização da situação epidemiológica, hoje divulgada.

"O 'cluster' de covid-19 localizado no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, conta com 87 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2. Do total de casos ativos, 80 casos correspondem à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e dois à freguesia de Silveira. Três dos casos identificados naquela instituição pertencem ao concelho de Lourinhã", detalha o boletim divulgado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 03 de agosto.

14h35 - Pandemia fez disparar a procura de piscinas particulares

Há empresas que já não têm agenda para novas instalações até Outubro. Outras tiveram mesmo de reforçar as equipas este verão, para dar resposta a tantos pedidos.


14h00 - Casos positivos na vila alentejana de Mora sobem para 33

O número de pessoas infetadas com covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, subiu hoje de manhã para 33, continuando três delas hospitalizadas, incluindo uma em cuidados intensivos, disse o presidente do município.

Luís Simão indicou à agência Lusa que os dados sobre a "confirmação oficial" de três novos casos positivos (eram 30 na sexta-feira) foram-lhe fornecidos, cerca das 13:00 de hoje, pelas autoridades de saúde locais.

Três das pessoas infetadas continuam internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), uma delas na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), referiu.

Segundo o autarca, os testes a habitantes da vila vão continuar a ser feitos nos próximos dias nas instalações da Casa do Povo.

Os casos positivos de covid-19 em Mora são de "pessoas da comunidade", sendo "a maior parte familiares e elementos dos agregados" dos primeiros infetados na vila, referiu.

13h45 - São 20 os trabalhadores infetados em empresa de componentes automóveis na Trofa

200 estão em quarentena e há quatro linhas de produção paradas. A administração diz que está a seguir todas as normas de segurança mas os funcionários apontam falhas nas medidas de prevenção.


13h30 - Mais três mortos, 198 novos casos e mais 211 recuperados

A DGS divulgou os dados referentes às últimas 24 horas. No total, há 53981 casos de infeção contabilizados em Portugal, 39585 casos recuperados. 1775 pessoas morreram com covid-19.

47 por cento dos novos casos registados são da região de Lisboa e Vale do Tejo.

 28 doentes deixaram o internamento: são agora 320 e 37 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, menos quatro do que no dia anterior.

Há 36268 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

12h50 - CDS pede demissão de ministra da Solidariedade e Segurança Social

A afirmação da ministra de que não tinha lido o relatório da Ordem dos Médicos sobre a morte de 18 idosos em Reguengos de Monsaraz e a desvalorização do impacto da pandemia nos lares estão na base da tomada de posição do CDS.


O partido fala de "total inabilidade para o cargo" e uma "negligência arrepiante", acusando a ministra de ser a "ministra da Insensibilidade Social", lembrando que 40% das mortes ocorreram em lares e argumentando que continuam a faltar planos de contingência e fiscalização por parte da tutela.

"Continuam surtos ativos em 73 lares, que totalizam 545 idosos infetados", diz o CDS.

Na nota, assinada pelo presidente Francisco Rodrigues dos Santos, lê-se que a continuidade da ministra é "uma questão de saúde pública", "preocupante". "Pedimos que se mantenha em férias e dê lugar a outro", diz.

12h30 - Encontro com seis padres infetados cumpriu normas da DGS, diz coordenador

O coordenador do encontro de sacerdotes do Opus Dei realizado de 20 a 31 de julho e após o qual seis padres testaram positivo ao novo coronavírus garantiu que foram cumpridas as regras da Direção Geral de Saúde.

Seis dos 12 padres que participaram num encontro da organização católica Opus Dei, em Vila Nova de Gaia, testaram positivo à infeção com o coronavírus que provoca a doença covid-19, tendo o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal confirmado na sexta-feira a existência de surtos de covid-19 em atividades de caráter religioso.

Numa declaração publicada no site do Opus Dei (Prelatura Pessoal da Igreja Católica), o padre João Paulo de Campos conta como viveu os dias após um encontro anual de sacerdotes que, ao contrário de outros anos, ficou marcado 'a posteriori' pela surpresa de alguns participantes terem testado positivo à COVID-19.

11h28 -Presidente da República argumenta que situação em Reguengos deve ser avaliada pelo MP

Marcelo Rebelo de Sousa está no Alvor. Perante os jornalistas, o Presidente da República remeteu a análise do que aconteceu no Lar de Reguengos de Monsaraz - onde morreram 18 pessoas - para o Ministério Público, que "tem muito material para se debruçar", referindo-se aos quatro relatórios de diferentes entidades sobre o que aconteceu. O Presidente afirma ter lido todos os documentos e diz que os relatórios "não têm a mesma versão" dos acontecimentos.
Sobre o uso generalizado de máscara em todos os espaços públicos, mesmo exteriores, diz que essa decisão compete às autoridades de saúde. Pessoalmente, diz que tende a usar sempre máscara e considera que este é uma tendência generalizada na Europa.

Sobre as medidas a serem aplicadas na Festa do Avante para que este evento do PCP possa acontecer, o Presidente argumenta que as autoridades de saúde devem tomar medidas coerentes com outros eventos semelhantes, e que, acima de tudo, que "expliquem todas as regras", já que os portugueses querem ter referências de confiança.

"Acreditar nas autoridades sanitárias é um trunfo essencial", acrescentou o Presidente, lembrando que a pandemia ainda vai ficar entre nós durante muito tempo.

Marcelo Rebelo de Sousa confessa não saber se teremos uma "segunda vaga" ou uma "vaga contínua" com altos e baixos. Considera no entanto, que em Portugal há uma estabilização de casos, enquanto na Europa há um agravamento. Nessa perspetiva, diz que "ninguém percebe" porque é que corredor turístico não é aberto entre Reino Unido e Portugal.

O Presidente da República considera que se está sempre a aprender com a pandemia e que por muito que se adotem medidas preventivas, se encontra falta de meios ou de medidas estruturais das quais se retiram lições.


11h00 – Esgotos monitorizados para prever segunda vaga

Os esgotos de dois milhões de portugueses vão ser monitorizados para detetar vírus e ajudar a prever uma eventual segunda vaga de Covid-19.

A análise está a ser feita em oito pontos do país: cinco ETAR que servem cerca de 20% da população e três hospitais. O objetivo é obter informação em tempo real sobre eventual presença do vírus.

A informação é avançada este sábado pelo Jornal de Notícias.

10h45 - Dinamarca vai tornar obrigatória máscara nos transportes públicos

A medida tem efeito a partir de 22 de agosto, no seguimento de um pico no número de casos de covid-19. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Mette Frederiksen.

10h03 - África contabiliza hoje 25.096 mortos devido à doença

O número total de mortes por covid-19 é hoje de 25.096 em África, continente com mais de um milhão de infetados pela doença, que afeta sobretudo as regiões Austral e do Norte, segundo os dados oficiais mais recentes.

O continente contabilizava hoje 25.096 mortes (mais 417 mortes nas últimas 24 horas) causadas pelo novo coronavírus, num universo de 1.096.951 de infetados (mais 10.402), tendo o número de pessoas declaradas como recuperadas da doença subido para 812.839, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados mais recentes dos relatórios oficiais dos 55 países-membros desta organização.

O maior número de casos e de mortos de covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 612.275 infetados e 12.328 vítimas mortais.

9h50 - Estabelecimentos comerciais de Cascais podem voltar a horários normais

Os estabelecimentos comerciais no concelho de Cascais podem voltar a funcionar com os horários normais desde que seja solicitado o reposicionamento do horário à autarquia e assinada uma carta de compromisso para o cumprimento das regras de saúde publica.

Num despacho assinado já na madrugada de hoje, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, decidiu "autorizar o restabelecimento dos horários anteriormente praticados pelos estabelecimentos comerciais, devidamente licenciados, com as devidas restrições".

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros decidiu atribuir aos presidentes de Câmara dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que se mantém em estado de contingência devido à pandemia de covid-19, a permissão de alteração dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, competência que tinha sido retirada aos municípios no âmbito da pandemia de covid-19.

9h40 - Ex-ministro da Saúde do Brasil acusa Bolsonaro de levar brasileiros para “precipício mortal”

Luiz Henrique Mandetta, em entrevista ao The Guardian, diz que a História vai recordar Jair Bolsonaro por levar os brasileiros a um “precipício mortal” devido à sua resposta à covid-19 egoísta e anticientífica.

9h25 – Rússia começa produção de nova vacina

A agência de notícias Interfax noticiou este sábado, citando o ministro da Saúde, que o país começou a produzir a nova vacina, desenvolvida pelo Instituto de Moscovo Gamaleyal.

Alguns cientistas têm levantado dúvidas sobre a segurança desta vacina, que nã terá ainda passado pela Fase 3 dos testes clínicos.

9h15 - Rússia regista 5,061 novos casos de covid-19

O número total de casos no paíss sobre para 917,884, o quarto valor mais elevado a nível mundial.

Em 24 horas,119 pessoas morreram, ascendendo a 15,617 o número de mortos.

8h45 - Coreia do Sul endurece medidas após recorde de casos

A Coreia do Sul endureceu hoje as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses.

As regras, que entram em vigor no domingo e duram duas semanas em Seul e na província vizinha de Gyeonggi, permitem às autoridades encerrar estabelecimentos de risco como discotecas, bares de karaoke, cinemas e restaurantes de `buffet` se não conseguirem aplicar as medidas de prevenção, que incluem distanciamento, controlo de temperatura, manter uma lista dos clientes e exigir o uso de máscaras.

As novas regras de distanciamento social abrangem também o desporto profissional, cujas competições devem voltar a ser à porta fechada na região da capital.

A decisão surge depois de o país registar 166 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, o número mais elevado desde março, o que eleva o total nacional para 15.039 infeções e 305 mortes associadas à covid-19.

8h15 – As mudanças nas escolas que estão previstas

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de takeway são algumas das mudanças previstas por diferentes escolas para o próximo ano letivo.

Falta um mês para o início do próximo ano letivo, que começa entre 14 e 17 de setembro e volta a ser ensombrado pela pandemia de covid-19.

Neste momento, muitas escolas já concluíram os planos de funcionamento, enquanto outras ainda estão a ultimar os desenhos dos cenários possíveis, contou à Lusa Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Todas vão começar com ensino presencial, sendo que a qualquer momento poderão passar para um modelo de ensino misto ou à distância. Em setembro, "todas as famílias serão informadas de como será o próximo ano letivo, com a garantia de que estarão implementadas todas as condições de segurança para o regresso de todos à escola", prometeu Filinto Lima, que é também diretor do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos.

Algumas normas, como a definição de circuitos de circulação dentro das escolas, o uso obrigatório de máscaras ou a higienização dos espaços, serão regras para todos, mas existem soluções adaptadas às características de cada escola.
Lares vão ser alvo de novas medidas para responder à pandemia

Com o foco nos lares de idosos, a ministra da Solidariedade e Segurança Social anuncia um conjunto de medidas para fazer frente à pandemia nos meses que se avizinham.

Em entrevista ao semanário Expresso, Ana Mendes Godinho dá como exemplos o aumento do número de trabalhadores no setor social até ao fim do ano, e um programa com um orçamento de três milhões de euros para melhorar as condições dos lares.

Vai ser lançada uma linha telefónica só dedicada a lares e que estará disponível sete dias por semana, 24 horas por dia. O objetivo é acompanhar de forma permanente situações que precisam de uma resposta urgente.

A governante considera ainda que não é demasiado grande a dimensão dos surtos do novo vírus nestas instituições, ainda assim Ana Mendes Godinho garante que tal não deixa de ser motivo de preocupação, até porque o número de surtos nos lares tem vindo a diminuir.

Ana Mendes Godinho sublinha que a proporção de casos registados com o novo vírus abrange três por cento dos lares, 0,5 por cento dos utentes foram afetados.

A ministra da Segurança Social assume também que não leu o relatório que a Ordem dos Médicos lhe enviou e onde são denunciadas situações de abandono terapêutico dos utentes do lar de Reguengos de Monsaraz, onde foi detetado em junho um surto que matou 18 pessoas, argumentando que essa avaliação tem de ser feita pela área da Saúde.

Ana Mendes Godinho diz que tem o papel de apoiar as instituições, e não de procurar culpados.
Centros de dia reabrem
Os centros de dia estão desde este sábado autorizados a abrir, com exceção da área metropolitana de Lisboa, onde a situação de contingência devido à pandemia o impede, e com autorização prévia da Segurança Social, se não forem estruturas autónomas.

A abertura dos centros de dia, uma resposta social que ainda permanecia encerrada devido à covid-19, foi autorizada há uma semana, mas com restrições.

Os equipamentos vão reabrir de forma faseada, podendo abrir os que funcionam de forma independente de outras respostas sociais, como lares residenciais para idosos, por exemplo.

Os que partilham espaços com outras respostas sociais ficam condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local para obterem autorização para reabrir.

Os últimos números sobre a pandemia em Portugal mostram uma redução do número de novos casos em relação a quinta-feira: 235 novas infeções, 63% na região da Grande Lisboa. Em Portugal há, atualmente, cerca de 14 mil pessoas infetadas.

Morreram mais duas pessoas, na zona de Lisboa e Vale do Tejo. São, no total, 1772 mortes.

Há menos dez internados em comparação com os números de quinta-feira e mais dois doentes nos cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, já conseguiram recuperar da doença mais de 39 mil pessoas.

A nível mundial, o número de novos casos de infeção por COVID19 continua a aumentar de forma significativa, assim como o de mortes.

Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas quase 1300 vítimas mortais e cerca de 60 mil novas infeções.

Já o Brasil conta mais 1060 mortos entre quinta e sexta-feira, o país regista ainda mais 51 mil infeções com o novo vírus.

Esta sexta-feira, a Espanha decidiu que seria proibido fumar nos espaços públicos em todo o país, quando não é possível manter o distanciamento social recomendado. Ordenou ainda o encerramento de bares e discotecas.

O Reino Unido decidiu colocar na “lista negra” a França e os Países Baixos, devido ao aumento de casos nesses países. Quem regresse ao Reino Unido vindo desses países a partir de hoje, tem de cumprir uma quarentena obrigatória de