Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


22h15 - Vacinação em Portugal continental chega a 83,89% da população

De acordo com a task-force para a vacinação, cerca de 8,27 milhões de pessoas tinham a vacinação completa contra a Covid-19 até às 19h00 deste domingo. Ou seja, 83,89 por cento da população, adianta fonte da task-force à agência Lusa.

Desde o início do processo de vacinação, em dezembro de 2020, até hoje, foram administradas 15,21 milhões de inoculações em Portugal continental.

19h08 - Confrontos marcam reabertura de bares e restaurantes na Noruega

Confrontos violentos marcaram a reabertura das ruas, bares, restaurantes e casas noturnas nas maiores cidades norueguesas, depois destes espaços ficarem lotados de pessoas comemorando o fim das restrições de Covid.

A maioria das restrições impostas devido à covid-19 foram eliminadas no país nórdico no sábado, após um anúncio inesperado da primeira-ministra Erna Solberg na sexta-feira.

As celebrações na capital, Oslo, e em outras grandes cidades duraram até às primeiras horas de domingo, com a polícia a descrever a existência de distúrbios em vários lugares, incluindo na cidade de Bergen no sul e na cidade central de Trondheim, enquanto a situação era pior em Oslo.

18h05 - Mais 32.417 infeções e 38 mortos no Reino Unido

Este domingo, o Reino Unido reportou 32.417 novas infeções e 38 morotos devido à Covid-19.

17h50 - Itália regista mais 3.099 casos e 44 mortos, em 24 horas

A Itália confirmou 44 mortes associadas à infeção provocada pelo novo coronavírus este domingo, uma ligeira descida em comparação aos 50 do dia anterior, anunciou o Ministério da Saúde. Há ainda 3.099 novos casos.

17h29 - Singapura com novo máximo de casos diários

O Ministério da Saúde de Singapura registou 1.939 novos casos de covid-19 este domingo, o maior aumento desde o início da pandemia.

17h05 - Nova Iorque pode recorrer à Guarda Nacional para substituir profissionais de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a ponderar contratar a Guarda Nacional e profissionais de saúde de fora do serviço público de saúde para colmatar a escassez de pessoal nos hospitais, tendo dezenas de milhares de profissionais de saúde por vacinar até segunda-feira.

16h37 - Bolsonaro testou negativo à Covid-19 e deixa de estar em isolamento

O presidente brasileiro realizou um teste de Covid-19 e testou negativo este domingo, depois ter ficado em isolamento desde a chegada dos Estados Unidos, onde o ministro Marcelo Queiroga contraiu a doença.

"A Secretaria Especial de Comunicação Social informa que o presidente da República, Jair Bolsonaro, testou negativo à Covid-19", informou a Secom em nota, acrescentando que o exame foi realizado esta manhã no Palácio da Alvorada.

Queiroga teve diagnóstico de Covid-19 em Nova Iorque, onde integrou a comitiva de Bolsonaro para a Assembleia-Geral da ONU, antes de embarcar de regresso ao Brasil. O ministro da Saúde permanece em quarentena nos Estados Unidos.

Bolsonaro deve retomar a sua agenda já na segunda-feira.

16h23 - Mais dois mortos e 599 casos em Portugal, nas últimas 24 horas

Há mais duas vítimas mortais devido à Covid-19 - é o número mais baixo desde julho -  e 599 novas infeções em Portugal, nas últimas 24 horas.

Segundo o boletim deste domingo há mais 54 casos ativos, 543 recuperados e menos 307 contactos em vigilância.

Com 219 novos casos, Lisboa e Vale do Tejo é a região que reportou o maior número de infeções diárias. Segue-se a região Norte com 208, a região Centro com 79, o Algarve com 61 e o Alentejo cinco. Na Madeira também há mais 18 casos e nos Açores nove.

Ao dia de hoje estão 415 pessoas internadas (mais sete do que ontem) e 83 em cuidados intensivos.

15h32 - Vacinas covid. Estão na fase 3 de ensaios clínicos e podem chegar ao mercado já no próximo ano

As vacinas de segunda geração contra a Covid-19 estão na fase final de ensaios clínicos e podem chegar ao mercado já no próximo ano. Segundo os especialistas, vão prevenir também a transmissão do vírus sendo ainda mais baratas, mais fáceis de produzir e de distribuir.

No que toca aos tratamentos, a Organização Mundial de Saúde recomendou oficialmente uma terapia contra a doença.

15h23 - Espanha. Número de infeções e de mortes em lares de idosos está a diminuir

Segundo o El País, os contágios e as mortes por covid-19 em lares de idosos em Espanha diminuíram nos últimos sete dias, de acordo com dados do Instituto do Idoso e Serviço Social.

Entre 13 e 19 de setembro, foram registadas 76 mortes em centros residenciais, quatro a menos que na semana anterior. Também houve 478 novas infeções, menos em comparação com as 737 registadas uma semana antes.

15h05 - Açores com seis novas infeções e 13 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, seis novos casos positivos de covid-19, todos em São Miguel, e 13 pessoas recuperaram da doença, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

No boletim diário, aquela entidade explica que os novos casos detetados resultam de 648 análises realizadas em laboratórios de referência da região e duas em laboratório não convencionado, acrescentando que "todos os casos foram registados em contexto de transmissão comunitária".

14h24 - Argentina regista 1.849 novos casos e 57 mortes

Argentina confirmou 1.849 novos casos de coronavirus e 57 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas.

14h12 - África com mais 459 mortes e 38.753 novos casos nas últimas 24 horas

África registou mais 459 mortes associadas à covid-19, o que eleva para 209.747 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 38.753 novos casos, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado de casos de infeção no continente desde o início da pandemia é agora de 8.268.818, enquanto o número de doentes recuperados ascende a 7.592.475.

13h48 - Pelo menos 4.740.525 mortes no mundo desde o início da pandemia

A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.740.525 mortes no mundo desde que o gabinete da OMS na China declarou a doença, no final de dezembro de 2019, segundo um balanço feito hoje pela AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 231.483.340 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia.

12h56 - Estado australiano de Victoria regista o segundo maior aumento diário de casos

O Estado de Victoria, na Austrália, registou 779 novas infeções por covid-19 e duas mortes no domingo, contra o recorde do dia anterior, quando o primeiro-ministro do país pressiona os líderes estaduais a se prepararem para reabrir assim que cumprirem as metas de vacinação.

Este aumento diário é o segundo maior do Estado, depois dos 847 casos registados no sábado, enquanto as autoridades tentam conter um surto da variante Delta que se enraizou desde meados do ano. Os dois Estados mais populosos da Austrália, Victoria e Nova Gales do Sul, têm lutado para conter a variante altamente infeciosa enquanto aumentam as vacinações para 80 por cento da população, um limite que permitirá às autoridades aliviar as rígidas medidas de bloqueio.

Três quartos dos australianos receberam a primeira dose da vacina, enquanto apenas metade recebeu as duas doses.

12h43 - Nova Gales do Sul, na Austrália, tem mais 961 casos e nove mortos

O Estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul, registou 961 novos casos de covid-19 transmitidos localmente e nove mortes, segundo dados do governo este domingo.

A taxa de vacinação da primeira dose do estado subiu para 85,2 por cento da população com mais de 16 anos, enquanto 59,1 por cento da população já recebeu a segunda dose.

Espera-se que Nova Gales do Sul relaxe as duras restrições de bloqueio que estão em vigor desde junho, quando sua população chega a 80 por cento do dobro de vacinados em novembro.

12h14 - Guiné-Bissau prolonga estado de calamidade até 10 de outubro

O Governo da Guiné-Bissau prolongou hoje o estado de calamidade no país até 10 de outubro devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, segundo um decreto divulgado à imprensa.

No decreto, o Governo explica que, apesar de nos últimos dias ter sido registado um decréscimo do número de novos casos e mortes diárias, a “taxa de positividade” constitui ainda “motivo de preocupação, assim como o número de doentes internados”, que continua elevado.

“Aliás, o nível de internamento está acima de 50% da capacidade nacional, o que nos coloca numa situação de rutura iminente, razão pela qual ainda se revela necessário assegurar a redução da propagação do vírus para um nível controlável, sob pena da situação se descontrolar a qualquer momento”, salienta o Governo.

O decreto mantém a máscara como de uso obrigatório para pessoas com idade superior a 11 anos na via pública, espaços fechados de acesso público, transportes coletivos de passageiros, estabelecimentos de ensino e mercados.

O Governo recomenda também aos serviços públicos e privados a dispensar funcionários ou trabalhadores não essenciais, “salvaguardando o seu vínculo laboral e todos os direitos inerentes”.

11h50 - China reporta mais 29 casos

A China tem 29 novos casos de covid-19, informaram as autoridades nacionais de saúde este domingo.

A Comissão Nacional de Saúde afirmou no boletim diário que nove dos novos casos foram transmissões locais, sendo cinco na província de Fujian, no sudeste, e quatro na província de Heilongjiang, no nordeste.

11h32 - Brasil com mais 15.688 casos e 537 mortos

As autoridades de saúde brasileira confirmaram mais 15.688 casos de covid-19 e 537 óbitos devido à doença, nas últimas 24 horas.

11h13 - Coreia do Sul avança com terceira dose da vacina nos próximos meses

A Coreia do Sul planeia administrar a terceira dose da vacina contra a covid-19 aos grupos prioritários, nos próximos meses, anunciou hoje o Governo. O primeiro-ministro sul-coreano, Kim Boo-kyum, disse hoje que na próxima segunda-feira vai divulgar as datas exatas de administração da dose de reforço, adiantando que será aplicada nos próximos meses.

Conforme apontou, numa primeira fase, a vacina será administrada a pessoas com mais de 60 anos e a profissionais da saúde. Por outro lado, o executivo quer encurtar o atual intervalo entre a primeira e a segunda dose.

Segundo os dados da Agência de Prevenção e Controle de Doenças Infecciosas (KDCA), 45,2 por cento da população do país já foi inoculada com as duas doses, enquanto 74,1 por cento receberam a primeira dose. As previsões do Governo apontam para mais de 70 por cento da população vacinada com as duas doses até ao final de outubro.

10h40 - França vai doar o dobro de vacinas a países pobres, diz Macron

O presidente Emmanuel Macron disse, no sábado, que a França daria 120 milhões de doses da vacina às nações pobres, duplicando a promessa anterior, informou a agência de notícias francesa AFP.

"A injustiça é que noutros continentes, claramente, a vacinação está muito atrasada. Em África, apenas três por cento da população foi vacinada - precisamos de agir mais rápido", afirmou.

10h18 - Mais 9.697 casos de Covid-19 e 596 mortes no México

O Ministério da Saúde do México confirmou 9.697 novos casos no país e 596 mortes adicionais, elevando o número total de infeções oficiais desde o início da pandemia para 3.628.812 e o número de mortos para 275.299 .

09h52 - Rússia reporta mais 800 mortes

A Rússia reportou este domingo mais 805 mortes nas últimas 24 horas e mais 22,498 casos.

08h26 - Condenado a dois anos e meio homem no Vietname por propagar a doença

Um tribunal no Vietname condenou um homem a dois anos e meio de prisão por violar as regras de contenção da covid-19 e por espalhar o coronavírus a pelo menos quatro pessoas, noticiou hoje a imprensa local.

De acordo com o jornal VnExpress, Phan Van Hoa, de 39 anos, foi considerado culpado de "propagação de doenças infeciosas graves e perigosas a outros" pelo tribunal da cidade costeira central de Phan Rang.

Hoa conduziu o seu camião a 06 de julho da cidade de Ho Chi Minh, que desde finais de abril tem sido o epicentro da onda mais devastadora do país de Covid-19, até à sua cidade de Phan Rang, mas não cumpriu a regra de completar uma declaração de saúde e de se isolar durante duas semanas.

Em vez de completar a quarentena, visitou vários locais e assistiu ao aniversário de uma morte, onde teve contacto com dezenas de pessoas e viveu uma vida normal até oito dias depois ter desenvolvido uma febre e dor de garganta e testar positivo para coronavírus.

As autoridades localizaram todos os seus contactos durante esses dias e detetaram quatro infeções, o que levou a que fossem apresentadas acusações contra ele quando recuperou da doença.

08h17 - Estudo revela benefícios de terceira dose para os mais idosos

Um estudo feito em Israel aponta para a necessidade de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas mais velhas. O estudo demonstra que, com a terceira dose, os idosos ficam com quase menos 20% de hipóteses de contrair doença grave.


08h00 - Mais 713 casos e cinco mortes em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 713 casos de infeção por covid-19, elevando para 1.066.346 o total desde o início da pandemia.

Mais cinco doentes não sobreviveram à doença, havendo agora um total de 17.952 mortes acumuladas no país.

O mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde dá ainda conta de mais 986 recuperados da covid-19, para um total de 1.016.913.