Covid-19. Bares e discotecas reabrem a partir das 22h00

por RTP
Bares e discotecas voltam a abrir portas hoje à noite D.R.

Os bares e discotecas voltam a abrir esta sexta-feira, após o encerramento de três semanas devido à covid-19. Quem não tiver dose de reforço da vacina tem de apresentar teste negativo para entrar.

Os bares e discotecas estavam fechados desde 25 de dezembro, depois de decisão do Conselho Ministros. Deveriam ter aberto no dia 9, mas a medida de contenção da pandemia foi alargada mais uma semana. Agora, têm autorização para abrir hoje a partir das 22h00.

Estão em causa "bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e estabelecimentos com espaço de dança, ainda que esses estabelecimentos estejam inseridos em estabelecimentos turísticos", segundo o texto da resolução do Conselho de Ministros de 6 de janeiro, com as alterações mais recentes das "medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença da covid-19".

Para entrar, os clientes têm de apresentar um teste negativo à covid-19, com exceção de quem "demonstrar ter sido vacinado há pelo menos 14 dias com uma dose de reforço" ou de quem tiver um certificado de recuperação.

São válidos testes PCR feitos há menos de 72 horas, um teste rápido com menos de 48 horas ou autoteste feito à entrada.

No mesmo Conselho de Ministros de 6 de janeiro, o Governo decidiu manter a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública, com exceção das "esplanadas abertas dos estabelecimentos de restauração e similares devidamente licenciados para o efeito".

Antes do atual encerramento, os bares e discotecas tinham reaberto em outubro pela primeira vez desde o início da pandemia em Portugal, após 19 meses parados.

Aquando da decisão do Cosnelho de Ministros, as associações que representam este setor dos bares e discotecas manifestaram satisfação com o anúncio da reabertura hoje, embora dizendo que foi penalizador para os bares por mais alguns dias.

Os empresários consideraram também "incongruente" a proibição de beber na rua e lembraram que muitos clientes de bares consomem à porta dos estabelecimentos, o que até é vantajoso no controlo da circulação do vírus.

Outra das críticas dos empresários é a exceção de testes apenas para quem tem já a terceira dose da vacina, atendendo a que quem frequenta mais os bares e as discotecas são grupos etários a quem ainda não está a ser administrado o reforço da vacinação.

c/Lusa

Tópicos
pub