Covid-19. Cinco mortes em dois milhões de pessoas com vacinação completa

por RTP
“Recordamos que a efetividade vacinal é muito elevada, mas não é de 100”, assinala a Direção-Geral da Saúde Lusa

A Direção-Geral da Saúde revelou na quinta-feira que, em dois milhões de pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias em Portugal, 1.231 contraíram a infeção por SARS-CoV-2, 43 foram internadas e cinco morreram.

Dos 1231 casos de Covid-19 em pessoas com a vacinação completa há mais de 14 dias, 26 foram internadas “com diagnóstico principal” e 17 com “diagnóstico secundário”, adiantou nas últimas horas a Direção-Geral da Saúde.Quatro das cinco pessoas que morreram tinham 80 ou mais anos de idade.


Recordamos que a efetividade vacinal é muito elevada, mas não é de 100 por cento, pelo que se continuam a recomendar as conhecidas medidas de precaução”, enfatiza a DGS, para apontar que são mais de dois milhões as pessoas que completaram, no país, o esquema vacinal há mais de 14 dias.

No conjunto dos infetados após a vacinação, 37 por cento estavam na faixa etária dos 80 e mais anos e oito por cento na faixa dos 70 aos 79 anos.Relativamente ao total de internados com diagnóstico principal de Covid-19, despois de completarem a vacinação, 77 por cento têm mais de 80 anos.


“Todos os casos de infeção por SARS-CoV-2 são encaminhados por equipas médicas e de Saúde Pública, seguindo os normativos em vigor da DGS. Este seguimento clínico é independente do estado vacinal da pessoa. Em casos particulares, nas pessoas com esquema vacinal completo, a equipa médica ou de saúde pública pode requerer investigações suplementares, como a sequenciação genética do vírus”, indica a Direção-Geral da Saúde.

A estrutura renova o “apelo à vacinação, especialmente dos mais vulneráveis”, assim como “ao papel pedagógico dos órgãos de comunicação social nesse sentido”.

c/ Lusa
Tópicos
pub