Covid-19. Expetativa dos municípios com mais casos do que o limite imposto pelo Governo

por Antena 1

Foto: Reuters

Em dia de reunião do Infarmed, é grande a expectativa entre os municípios do país, que têm números de Covid-19 acima do limite imposto pelo Governo. Por exemplo, em Rio Maior, o número de novos casos é de 340 por 100 mil habitantes, nas últimas semanas, quase o triplo, do máximo de 120 casos de contágio, para que as autarquias possam continuar o caminho do desconfinamento.

O presidente da Câmara de Rio Maior espera que não seja necessário dar um passo atrás.

Filipe Santana Dias diz à Antena 1 que têm sido realizadas mais ações de testagem e de fiscalização, mas que isso ainda não se traduz em menos casos de infeção.

O presidente da câmara de Rio Maior refere que um eventual retrocesso no plano de desconfinamento teria um impacto muito negativo na imagem do concelho, com graves consequências, a nível económico.

Também na lista vermelha, de maior incidência de Covid 19, está o concelho do Alandroal, no Alentejo.

Nesta altura, tem apenas quatro casos ativos. Por isso, o presidente da câmara acredita que o concelho vai sair do mapa de risco. João Grilo também defende alterações à fórmula de cálculo dos concelhos onde o contágio é mais provável.

O autarca do Alandroal avisa que um eventual travão no plano de desconfinamento terá um grande impacto, sobretudo no sector da restauração.
pub