Covid-19. Governo muito preocupado com tendência crescente

por Antena 1

António Pedro Santos - Lusa

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse domingo estar muito preocupado com a "tendência crescente" da pandemia de covid-19 em Portugal, que hoje registou mais 23 mortos e 3.786 infeções.

"Estamos, claro, muito preocupados. Estamos com 374 de índice de incidência por 100.000 habitantes a 14 dias. Estamos com um índice transmissibilidade de 1,13, portanto, ainda superior a 1. E é claro que isso nos preocupa por ter uma tendência crescente", afirmou aos jornalistas António Lacerda Sales, em Leiria, onde hoje visitou o centro de vacinação contra a covid-19.

O governante insistiu na necessidade de acelerar a vacinação e o reforço da testagem, assim como no "controlo de fronteiras, com a obrigação do teste à chegada".

Afirmando-se, igualmente, preocupado com os serviços de saúde, o secretário de Estado adiantou que foi pedido "a todos os hospitais e a todos os serviços de saúde planos de contingência" e que "as escalas de banco estivessem asseguradas".

"Pontualmente, há um outro hospital que ainda precisa de poder tapar uma outra escala, mas isso é perfeitamente normal no Serviço Nacional de Saúde", declarou, garantindo que a grande maioria dos hospitais já deu as escalas fechadas até ao final do ano.
pub