Covid-19. Há professores do Ensino Superior a recusar dar aulas presenciais entre críticas à falta de vacinação

por RTP

Mariana Gaio Alves, presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, revela na RTP que há vários casos de professores que se têm recusado a dar aulas presenciais quando consideram não estarem reunidas as condições de segurança no que toca à pandemia. Foi convocada uma greve para permitir esses casos, e um dos motivos invocados é a falta de vacinação. O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas responsabiliza o Ministro do Ensino Superior pela exclusão de docentes e não-docentes da Vacinação contra a Covid-19.

Mariana Alves refere que os professores do ensino superior consideram estarem a ser discriminados por não estarem a ser vacinados, quando o que tinha sido anunciado era a vacinação de "todos os professores". Uma situação que está a causar indignação entre os docentes, que não se sentem seguros a dar aulas.

A presidente do Sindicato diz que houve uma intenção deliberada do Governo em excluir os professores do Ensino Superior da vacinação contra a covid-19 e critica a falta de critérios científicos para a decisão. E reforça dizendo que se trata de 50 mil pessoas para vacinar, entre docentes e funcionários, um número relativamente baixo.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas responsabiliza o Ministro do Ensino Superior pela exclusão de docentes e não-docentes da Vacinação contra a Covid-19.

Os Reitores assumem um clima de desconforto entre os professores que está a levar a recusas de aulas presenciais. Acreditam que a exclusão é uma decisão política sem sustentação científica.

O Ministro rejeita qualquer discriminação e sublinha que não pode haver intrigas corporativistas.
pub