Covid-19. Pandemia agravou crise na comunicação social

por Antena 1

Foto: Nuno Patrício - RTP

Um estudo académico realizado em Portugal mostra que existem cada vez mais profissionais de informação em situação precária desde o começo da epidemia em Portugal.

Ao nível dos rendimentos, uma percentagem significativa de jornalistas enfrentou quebras durante o estado de emergência. E a crise no sector da comunicação social é cada vez mais grave. É o retrato feito por investigadores das universidades do Minho, Lisboa e Coimbra, que contou com a participação de quase 900 inquiridos.

No período entre os meses de março e maio, aumentou de forma significativa o número de jornalistas em regime de teletrabalho.

Este estudo, que analisou os efeitos da crise pandémica no jornalismo, mostra que as reportagens na rua têm sido cada vez mais raras.

O Governo aprovou há cerca de dois meses e meio um pacote de ajuda extraordinária ao sector dos media, em Portugal. Um apoio no valor de 15 milhões de euros, através da compra de publicidade institucional.

A SIC e a TVI são os órgãos com a maior fatia de ajuda, tendo a RTP, serviço público de televisão, rádio e digital, abdicado dessa ajuda.

Jornalista Marta Pacheco.
pub