Covid-19. Portugal pode adotar sistema de semáforos para identificar zonas de maior risco

por Antena 1

Foto: Lusa

O secretário de Estado da Saúde admite que venha a ser criado um sistema de semáforos para identificar as zonas de maior risco de transmissão do novo vírus em Portugal. Um sistema semelhante ao usado ao longo do verão no acesso às praias, embora aqui a medição seja o número de pessoas.

Entrevistado na SIC Notícias, António Lacerda Sales diz que o sistema de semáforos por risco de transmissão pode ser uma opção com base nos mapas municipais de infeções.

Em cima da mesa do Ministério da Saúde está a possibilidade de dividir o território português por cores, Verde, Amarelo e Vermelho, conforme o risco de contágio mais baixo ou mais alto.

Descartado está, diz o secretário de Estado da Saúde, o fecho de regiões com maior número de infeções, como acontece por exemplo em Madrid, Espanha.

Fora dos planos está também o uso de máscara em espaços públicos ao ar livre. António Lacerda Sales diz que não há provas científicas que comprovem a eficácia.

Quanto ao regresso do público aos estádios de futebol, o secretário de estado da saúde sublinha que depende da evolução epidemiológica em Portugal, mas que será tomada uma decisão nos próximos dias.
pub