Decisão do Governo. Doentes oncológicos não serão vacinados na primeira fase

por RTP

Não haverá exceções aos grupos prioritários de vacinação. Apesar de o plano ainda poder mudar no futuro a RTP sabe que os grupos prioritários estão definidos e não haverá qualquer exceção.

O Governo afirma que a decisão de não incluir os doentes oncológicos na primeira fase de vacinação tem como base evidências científicas.

Em relação as pessoas que não são acompanhadas no Serviço Nacional de Saúde, o processo é o mesmo das outras vacinas. Para marcar é necessário ligar para o Centro de Saúde.

Fonte próxima do grupo coordenador do plano de vacinação explicou à RTP que tal como aconteceu no Reino Unido é pouco provável que a Agência Europeia do Medicamento autorize a vacinação de jovens e crianças até aos 18 anos e grávidas.

Por enquanto os privados ficam fora da vacinação. Será o Serviço Nacional de Saúde a assegurar o plano. Será criada uma página de internet e uma linha telefónica para o esclarecimento de dúvidas de utentes e profissionais de saúde. Até Julho o objetivo é que mais de 3,6 milhões de pessoas sejam vacinadas.
pub