Declaração dos Direitos Humanos assinalada com debate sobre constitucionalismo

por Lusa

O 71º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos vai ser assinalado no próximo dia 07, em Algés, Oeiras, com um jantar-debate sobre o constitucionalismo numa sociedade global fundada nos valores da ética e da ecologia.

Esta iniciativa é promovida em conjunto pela Associação Humana Fraternitas, pelo Grémio Lusitano e pela área das ciências da religião da Universidade Lusófona.

Segundo uma nota da Associação Humana Fraternitas, presidida por Eduardo Meira da Cunha, o debate conta com a participação do jornalista Henrique Monteiro, do professor catedrático Nelson Lourenço e do docente e coordenador da área de ciência das religiões da Universidade Lusófona, Paulo Mendes Pinto.

Tendo como tema de fundo "A Declaração Universal dos Direitos Humanos e o dever de fraternidade na Sociedade Global", o debate vai centrar-se na análise do "constitucionalismo na sociedade global - uma Constituição Universal fundada na ética e na ecologia e integradora da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Além do tema do constitucionalismo, segundo a mesma nota da Associação Humana Fratenitas, serão discutidos assuntos como "a ecologia de um mundo sustentável", o "dever de fraternidade na Declaração Universal dos Direitos Humanos", assim como a problemática em torno da questão se "serão as leis suficientes para governar".

 

Tópicos
pub