Desvio em pilar do viaduto de Alcântara complica trânsito

por RTP
Além da circulação automóvel, também a de comboios - Linha de Cascais - teve de ser temporariamente interrompida por questões de segurança Nuno Fox - Lusa

A circulação rodoviária em Alcântara vai manter-se condicionada nas próximas horas por causa de um desvio no pilar do viaduto local. Os serviços da Câmara de Lisboa afastam, todavia, o risco de colapso.

A circulação ferroviária na Linha de Cascais entre Algés e Cais do Sodré já foi retomada nos dois sentidos, embora com uma limitação de 10 quilómetros/hora neste troço, disse o vereador da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, à RTP.

"O viaduto não está em risco de ruir. Todos os engenheiros são unânimes de que efetivamente não há risco de ruir. Há é que encaixar o tabuleiro outra vez na sua posição correta".
Remontagem do tabuleiro será feita à noite
Ao que tudo indica, a circulação no tabuleiro do viaduto só deverá ficar normalizada na quinta-feira de manhã. Até lá o trânsito estará condicionado.

"A nossa expectativa é de que ainda possa ser feito esta noite a remontagem do tabuleiro. Nessa altura terá que ser cortado o trânsito ferroviário mas será durante a noite", disse à RTP Manuel Salgado.

E acrescentou: "Tudo aponta para que a ocorrência tenha sido o resultado de um embate de um veículo pesado".



O risco de queda de peças do viaduto, devido a problemas numa junta de dilatação, fez com que a circulação fosse cortada pelas 8h00.
Provisória há mais de 40 anos
Recorde-se que o viaduto de Alcântara foi inaugurado em março de 1972, sendo uma infraestrutura provisória há mais de 40 anos.

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa
Última inspeção foi a 15 de fevereiro
Ainda assim, esta infraestrutura tem sido alvo de diversas inspeções. A última aconteceu no dia 15 de fevereiro, não tendo sido identificada nenhuma anomalia.

Os comboios estiveram a circular apenas entre Algés e Cascais, em ambos os sentidos, por indicação dos bombeiros sapadores e só será retomada quando as autoridades derem luz verde.

Além da circulação automóvel, também a de comboios - Linha de Cascais - teve de ser interrompida por questões de segurança já que a passagem dos comboios por baixo do viaduto provoca vibração e podia aumentar o risco.

Esta manhã centenas de pessoas ficaram sem alternativa de transportes, como se pode ver nestas fotografias publicas na rede social Twitter.


Durante esta quarta-feira "vão ser montadas umas torres para que durante a noite se possa fazer a elevação do tabuleiro e o encaixe na posição normal", explicou à RTP o vereador com o pelouro do urbanismo na Câmara Municipal de Lisboa.

O restabelecimento normal da situação deverá acontecer na quinta-feira de manhã.
Tópicos
pub