Dez distritos do continente sob aviso amarelo até sábado devido à agitação marítima

| País

|

Dez distritos do continente vão estar entre hoje e sábado sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas até cinco metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir de hoje e até 02h00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação.

De acordo com a Marinha portuguesa, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente, e a da Figueira da Foz está condicionada devido a assoreamento.

O IPMA colocou ainda o distrito da Guarda sob aviso amarelo até às 09:00 de hoje devido à previsão de queda de neve acima da cota de 600 metros.

O aviso amarelo é o segundo mais grave numa escala de quatro, e aplica-se em situações "de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral durante a madrugada e manhã e queda de neve nos pontos mais Altos da serra da Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado na faixa costeira e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima.

No sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 4º graus Celsius (na Guarda) e os 10º (em Lisboa e no Porto) e as máximas vão variar entre os 8º (na Guarda) e os 18º (em Santarém).

Tópicos:

Caminha Praia, Figueira,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.