DGS confirma dois novos casos de legionella

por RTP
Reuters

O número total de pessoas infetadas com legionella sobe para 56. No surto relacionado com o hospital São Francisco Xavier, cinco pessoas morreram, 16 estão internadas e 35 já tiveram alta hospitalar.

De acordo com a atualização feita pela Direção-geral da Saúde às 19h30 desta quarta-feira, dois dos casos de infeção agora confirmados estavam em investigação. São dois doentes com idades superiores a 80 anos. Estão em situação clínica estável e encontram-se internados nos hospitais de São Francisco Xavier e Egas Moniz.

Desde dia 15 que não se registavam novos casos de pessoas infetadas.

Dos cinco casos em investigação, dois tiveram alta, uma pessoa está internada em enfermaria e duas estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

Os óbitos registados até agora ocorreram a 6 (2 óbitos), 9, 10 e 12 de novembro.

Os casos de infeção por legionella referem-se a pessoas com história de doença crónica ou fatores de risco, sendo que 68 por cento dos casos se referem a pessoas com mais de 70 anos.

A bactéria `legionella` é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.
pub