Direção-geral de Saúde regista novos casos de Hepatite A

por RTP

O surto de Hepatite A já chegou a pelo menos 13 países europeus e em Portugal existem 105 casos confirmados. Em declarações à RTP, Francisco George, diretor-geral da Saúde, assume que as autoridades estão preocupadas com a situação, uma vez que o vírus tinha sido praticamente eliminado no nosso país. Em média, estão a ser registados dez novos casos por dia.

A Direção-Geral de Saúde refere que o atual surto está a ser estudado pelas autoridades em toda a Europa, de forma a contornar o problema e perceber melhor os contornos desta elevada atividade epidémica.

O número de doentes infetados desde 1 de janeiro era ontem de 105 casos, mas Francisco George admite que o número deverá ser superior esta quarta-feira, já que têm sido registadas em média dez notificações por dia.

A Hepatite A, antigamente conhecida como icterícia, está associada a problemas de falta de higiene coletiva. Desapareceu do país após grandes obras de saneamento do meio ambiente. É transmitido de forma fecal-oral e eliminado pelas fezes, que contaminavam linhas de água.

Francisco George explica que não há, atualmente, qualquer debilidade em infraestruturas de saneamento, mas que a epidemia que afeta a Europa está relacionada com a exposição a comportamentos sexuais de risco.

A DGS não prevê para já implementar um plano de vacinação, dando apenas orientação clínica aos médicos.

A hepatite A tem como principais sintomas a falta de apetite, náuseas e vómitos, e geralmente, os olhos e pele assumem um tom mais amarelado,
pub