Distrito de Setúbal é agora o segundo com mais novos casos

por Lusa

Lisboa, 24 mai 2020 (Lusa) -- O distrito de Setúbal é agora o segundo com mais novos casos de covid-19, passando o Porto para terceiro lugar, indica um relatório que revela que 36% das pessoas contagiadas tinham entre os 20 e os 39 anos.

Os dados da divisão de epidemiologia e estatística da DGS referentes ao período entre 13 e 21 de maio e revelados hoje pela ministra da Saúde mostram que, utilizando uma amostra de 1.504 casos, correspondente a 80% de todos os casos novos de covid-19 infetados no mesmo período, 48% eram mulheres e que 36% ocorreram no grupo etário os 20 e os 39 anos.

A análise estatística conclui também que mais de metade dos novos casos (55%) ocorreram no distrito de Lisboa e que "o distrito de Setúbal passou a ser o segundo com mais novos casos de contágio, com 13% do total, passando o Porto a ser o terceiro, com 11%", revelou Marta Temido na conferência de imprensa diária relativa ao ponto de situação da covid-19 em Portugal.

Dos novos casos de contágio, metade das pessoas sentiram sintomas e 33% estavam assintomáticas.

A amostra revelou ainda que 45% das infestações terão sido contraídas no domicílio, 19% em ambiente laboral, 11% ocorreram em lares de idosos e que 10% das pessoas foram contagiadas em ambiente social, "uma percentagem que se mantém relativamente estável ao longo das semanas", segundo Marta Temido.

Questionada sobre o aumento de casos no distrito de Setúbal, a diretora-geral da Saúde, Graças Freitas, explicou que "não há um grande surto, não há um padrão de uma epidemia em curso", mas sim "pequenos contextos, localizados, e alguns casos são casos isolados em ambiente familiar e domiciliário".

"Há pequenos focos, alguns aconteceram por concentração de pessoas, incluindo em ambiente domiciliário, mas que vieram para dentro do domicílio por pessoas de outros ambientes, portanto há `clusters` relacionados com este tipo de concentração", explicou Graça Freitas.

"É uma situação mista, que as autoridades de saúde identificaram muito bem, localizaram, estão a trabalhar com as forças locais e estão a incidir muito naquilo que chamamos na educação para a saúde junto destas comunidades para informar dos riscos e minimizar que esses riscos continuem a verificar-se", acrescentou.

Dos 1.504 casos da amostra, 244 tinham profissão registada, sendo que 80 eram profissionais de saúde, dos quais 14 enfermeiros.

Portugal contabiliza 1.316 mortos associados à covid-19 em 30.623 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 152 casos de infeção (+0,5%).

O número de pessoas hospitalizadas baixou de 550 para 536, das quais 78 em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Devido a uma alteração dos procedimentos de contabilização, o número de doentes recuperados passou agora de 7.705 para 17.549.

pub