Efeitos da tempestade mantêm 100 mil casas sem eletricidade

por Antena 1

A EDP distribuição estima que existam 100 mil casas sem energia elétrica na sequência da passagem da tempestade Leslie pelo território.

O distrito de Coimbra é o que merece mais atenção por parte da empresa, nomeadamente as localidades abastecidas pelas subestações de Louriçal e Soure.

Há várias linhas de alta e média tensão que continuam inoperacionais, com postes danificados.

A dimensão dos estragos levou a EDP a dizer, em comunicado, que declarou o estado de emergência no distrito de Coimbra, o mais grave previsto no plano de atuação da empresa.

No mesmo comunicado, a EDP afirma não ser ainda possível estimar a data para a conclusão dos trabalhos.

Ainda assim, a elétrica garante que a reparação de linhas e o reforço de meios auxiliares como geradores de emergência têm permitido reduzir as situações de avaria.

No terreno estão mais de 500 operacionais, diz a EDP.

De visita a Soure, o ministro da administração interna, Eduardo Cabrita, garantiu  no domingo à noite uma solução para tão breve quanto possível.

Os trabalhos de avaliação dos estragos provocados pela tempestade Leslie já começaram, informou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

A câmara de Soure adianta que os prejuízos em equipamentos municipais ascendem a um milhão de euros.

O município foi um dos mais afetados pela passagem do temporal. Motivo que levou a autarquia a declarar o estado de calamidade.
Figueira da Foz sem aulas
Por causa dos estragos provocados pela passagem da tempestade Leslie, esta segunda feira não há aulas na Figueira da Foz.

A câmara municipal justifica a decisão por razões de segurança.

As escolas da Figueira da Foz vão estar encerradas em todos os níveis de ensino.

Decisão idêntica adotaram os municípios de Soure e Montemor-o-Velho. Nestes concelhos também não haverá aulas hoje.

pub