Enfermeiros desconvocam greve

por RTP
Reuters, arquivo

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde. José Carlos Martins falava em conferência de imprensa, na sede do SEP em Lisboa.

José Carlos Martins explicou que o SEF esteve reunido na passada quarta-feira com a equipa formada pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e os seus secretários de Estado, tendo havido acordo em relação a algumas das reivindicações, como as 35 horas de trabalho semanais para todos os enfermeiros.

De acordo com o comunicado do sindicato enviado esta tarde às redacções, a reunião permitiu colocar a chancela da tutela em muitas outras reivindicações da classe.

O texto da direção nacional do SEP esclarece que o ministro Adalberto Campos Fernandes se comprometeu, entre outras coisas, com a admissão de mais enfermeiros para o setor público administrativo; a admissão e regularização das situações precárias de enfermeiros; e a reposição do valor do trabalho extraordinário para todos os profissionais (25% a partir de Abril e os 100% de Dezembro em diante).

O suplemento remuneratório para enfermeiros especialistas a partir de 2018 e o compromisso da tutela para rever a tabela remuneratória dos enfermeiros foram outras das vitórias dos enfermeiros, de acordo com o comunicado.
Tópicos
pub