Envio de doentes para Sevilha vai a debate na AR

por Lusa
O envio de doentes oncológicos para Sevilha estará em debate na Assembleia da República D.R.

A Entidade Reguladora da Saúde e administração do Centro Hospitalar do Algarve são ouvidas na Assembleia da República, esta quarta-feira, a pedido do PSD, sobre o envio de doentes para Sevilha para receberem tratamentos de radiocirurgia.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), entidade gestora dos hospitais públicos de Faro, Portimão e Lagos, adjudicou aqueles tratamentos a uma clínica espanhola, localizada em Sevilha, o que obriga os doentes com cancro a realizarem deslocações de quase 600 quilómetros.

Em outubro, o diretor clínico do CHUA explicou que a medida resultou de um concurso público internacional para os tratamentos de radiocirurgia, ao qual concorreram duas empresas, uma portuguesa e outra espanhola, sendo que a de Sevilha apresentou “garantias de qualidade médica com um preço mais baixo”.

Os utentes, que em dezembro fizeram uma vigília de protesto, estão contra o envio de doentes para Sevilha, exigindo a revogação da medida e a demissão do conselho de administração do CHUA, alegando que a alternativa em Faro era viável.

Ouvida em 11 janeiro na comissão parlamentar de Saúde, a Associação Oncológica do Algarve afirmou que “não há vantagens técnicas ou outras” que justifiquem a deslocação dos doentes.

pub