Sem confinamento, cuidados intensivos falhavam, revela estudo

por Antena 1

Foto: Rui Duarte Silva/DR

Um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública indica que, se o Governo não adotasse a estratégia de confinamento em Portugal, as unidades de cuidados intensivos ficariam sobrelotadas.

O objetivo do Governo foi claro quando, em março, decretou o encerramento de todas as actividades não essenciais e pediu à população que ficasse em casa.

O estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública revela que, sem essas medidas, teria havido uma avalanche de doentes graves.

Os especialistas dizem mesmo que o SNS não teria tido capacidade para tratar todos os casos, entre a vida e a morte, e Portugal teria seguido o mau exemplo de Espanha ou Itália, com a falta de camas nas unidades de cuidados intensivos.

Esta quinta-feira os políticos e especialistas voltam a reunir-se no Infarmed para analisar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

Um encontro que conta com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro, na véspera do Conselho de Ministros de amanhã, que vai definir as regras da terceira fase de desconfinamento.

Reportagem de Alexandra Sofia Costa.
pub