FMI projeta crescimento menor em 2019 do que o previsto pelo Governo

| País
FMI projeta crescimento menor em 2019 do que o previsto pelo Governo

Foto: Reuters

Mais crescimento económico e menos desemprego são as previsões do FMI no relatório com previsões económicas mundiais.

O Fundo Monetário Internacional aponta para este ano um crescimento económico maior do que o previsto pelo governo, mas em 2019 o Fundo prevê uma maior desacelaração do crescimento. 

Deste modo, o FMI tem boas e más notícias para Portugal: a economia portuguesa deve crescer 2,4% este ano, acima das previsões do governo, que apontam para os 2,3%.

Mas nem tudo são rosas. O FMI prevê para 2019 uma desaceleração mais forte do que a antecipada pelo executivo.

No próximo ano, o crescimento económico em Portugal não deve ultrapassar os 1,8%, é o que garante o FMI. Do lado do governo, Mário Centeno acredita numa evolução positiva bastante acima, no valor de 2,3% do Produto Interno Bruto.


Pormenores explicados pelo jornalista João Vasco. 

A informação mais vista

+ Em Foco

O antigo procurador-geral da República do Brasil revelou à RTP que já recebeu várias ameaças de morte e defendeu uma reforma profunda do sistema político brasileiro.

Quando Ana Paula Vitorino indicou Lídia Sequeira, a economista ainda era gerente da sua empresa, o que viola a lei em matéria de incompatibilidades e o dever de imparcialidade.

Em seis anos, as investigações sucederam-se, sem poupar ninguém, da política ao futebol e à banca, seguindo a bandeira da ainda procuradora geral, o combate à corrupção.

    O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.